POLÍTICA

min de leitura

Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 09 de outubro de 2022 | Atualizado em 09 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O serviço Tira-Dúvidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no

whatsapp

traz uma novidade que vai ajudar quem quer conferir informações sobre as Eleições 2022 antes de passar adiante

fake news

(notícias falsas). A partir de agora, os conteúdos que ainda não estiverem verificados por organizações de checagem parceiras do TSE serão encaminhados para o grupo de checadores e, tão logo a checagem esteja disponível, os usuários serão notificados diretamente pelo

chatbot

, no celular. Tudo bem rápido e simples, assegura a assessoria de imprensa do TSE.

A ferramenta de consulta de informações está no topo do menu das opções do assistente virtual do tribunal, visando garantir que os eleitores possam verificar de forma rápida e prática uma informação.

Funcionamento

Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via chatbot, a pessoa interessada deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’) para receber imediatamente conteúdos verificados.

Notícias relacionadas:

Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via

chatbot

, a pessoa interessada deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’) para receber imediatamente conteúdos verificados.

Denúncias

Se o eleitor receber alguma notícia falsa, ele pode denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação, criado pelo TSE e em funcionamento desde junho de 2022. Essa ferramenta permite que os cidadãos comuniquem à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro. É possível também denunciar números de telefone suspeito de disparo de mensagens em massa.

As denúncias são repassadas às plataformas digitais parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação, para avaliação se elas representam violações a seus termos de serviço. O objetivo é garantir a rápida contenção do impacto provocado pela disseminação desses conteúdos falsos na internet. Os relatos recebidos poderão ser encaminhados ainda ao Ministério Público Eleitoral e demais autoridades, que adotarão medidas legais cabíveis.