POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pacote de homenagens 

A Câmara de Apucarana aprovou nesta quarta-feira vários projetos encaminhados pelo prefeito Junior da Femac (PSD) que denominam logradouros públicos, a maioria Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), homenageando personalidades do município que já morreram. O CMEI da Vila Nova passa a se chamar Marisa Beltoni Felipe; no Afonso Camargo, CMEI Professor João Baptista Mareze; no Residencial Arquiteto Celso Marchi, CMEI Maria Onide Ballan Sardinha; no Sol Nascente, CMEI Tatiane Andréia Agrela Felippe Chineli; e no Jardim Catuaí, CMEI Professor Antonio Renilson Rivatto. A ciclovia em construção às margens da BR-369 vai se chamar Irmo Celso Vidor.

FPM fecha em alta
Prefeituras recebem nesta sexta-feira o último repasse de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esta última parcela registra uma elevação de 39,81% em relação a julho do ano passado. No acumulado, o fundo fecha o mês com uma alta de 39,27%. Embora, em todos os meses deste ano, o FPM tenha se mantido positivo, os dois destaques ainda são maio e junho, com altas de 54% e 63% ou de 42,57% e 51,86% levando-se em conta os efeitos da inflação. A expectativa dos prefeitos é a de que a reforma do Imposto de Renda (IR), que será feita pelo governo, não tire dinheiro da parte que pertence aos municípios no bolo do FPM, conforme inicialmente previsto no anteprojeto.
Escola cívico-militar
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), anunciou ontem que na próxima segunda-feira, às 10 horas, vai entregar à comunidade a primeira escola municipal cívico-militar do Paraná. O novo modelo de ensino vai funcionar na Escola Municipal Doutora Maria Hercília Stawinski, localizada no Conjunto Habitacional Padre Bernardo, na zona sul da cidade. Estarão presentes lideranças políticas, educacionais e militares de Arapongas, da região e do Estado. Essa escola de Arapongas vai atender mais de 600 alunos do Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano. O prefeito Sérgio Onofre espera bons resultados com este modelo de ensino.

Proibidos rojões em Sabáudia
O prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro (PP), sancionou nesta quarta-feir a Lei Municipal 664/2021, publicada no Diário Oficial do município, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampido e artifício bem artefatos pirotécnicos com ruídos. A norma é de autoria do vereador Luís Melo. A proibição diz respeito a recintos abertos e fechados, sejam áreas privadas ou públicas. A única exceção é para a área rural, em época de plantação, com fins devidamente justificado. Em caso de descumprimento, haverá sanção conforme previsto no Código de Posturas do Município.