POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Caminhadas matinais 

Cumprindo recomendação da primeira-dama, Carmen Lúcia Isquierdo Martins, o prefeito Junior da Femac começou ontem a fazer caminhadas matinais pela cidade. O primeiro roteiro escolhido foi o Parque Biguaçu. Além da jornada exaustiva de trabalho que, normalmente, é de 12 horas, o chefe do Executivo apucaranense também trata de se refazer dos excessos do Natal e do Ano Novo, que acabam adicionando alguns quilos a mais. “No primeiro dia foram três quilômetros e, a partir de agora, quero aumentar gradativamente o percurso”, comentou o prefeito Junior da Femac, informando que também pretende caminhar no Parque Jaboti. 

Troca de partido
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta pré-candidatos nas eleições deste ano que entre 3 de março e 1º de abril acontece a janela partidária, ou seja, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato. Já no dia 2 de abril, seis meses antes do pleito, é data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Este também é o prazo final para que todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pelo partido. 
Usados por golpista
Um cidadão desconhecido estaria entrando em contato com empresários de São João do Ivaí para pedir patrocínio para um projeto esportivo. O objetivo seria conseguir recursos para confecção de camisetas para uma equipe de futebol. No entanto, esse cidadão vem utilizando os nomes de dois vereadores locais como supostos avalistas deste projeto. São eles Maicon Rossi (PP) e Marquinhos do Ubaúna (PSC), que dizem ter sido procurados por empresários questionando se eles realmente estariam apoiando tal iniciativa. Os vereadores negam e consideram que esse cidadão estaria praticando um golpe na cidade. Eles pedem para que os comerciantes fiquem espertos. 

De volta ao País
Nos Estados Unidos desde meados de 2020, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou em suas redes sociais vídeo no qual anuncia a volta ao Brasil no próximo sábado. No vídeo, de pouco mais de 40 segundos, Weintraub adota discurso eleitoral combativo, principalmente ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Com falas polêmicas da época de ministério, Weintraub diz que “não veio para jogar o jogo” mas “para lutar”. No vídeo, o ex-ministro usa de imagens para fazer críticas ao lockdown, associando a restrição sanitária à ditadura, usa imagens de ações policiais, e, durante alguns segundos, usa a imagem de Doria durante uma de suas coletivas.