POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ratinho Jr. em Apucarana 

A programação comemorativa aos 78 anos de Apucarana será fechada com um grande evento, incluindo a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O prefeito Junior da Femac (PSD) e o vice Paulo Vital (PROS) receberam nesta terça-feira a confirmação da agenda com o governador nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro (véspera do aniversário de Apucarana), a partir das 10 horas, na sede do 10º Batalhão da Polícia Militar. No local, onde estão depositados os veículos, serão entregues 21 automóveis para Apucarana, 15 para Arapongas e mais 27 para cidades do Vale do Ivaí. Todos serão utilizados pelas equipes do Programa Saúde da Família.

Convênios com municípios 
Ainda no quartel do 10º BPM o governador Ratinho Jr. irá firmar convênios para liberação de obras nas áreas de educação e saúde para diversas cidades da região. Apucarana deve assinar contrato para a construção de 35 casas populares, pela Cohapar, no Distrito de Caixa de São Pedro. Também poderá ser finalmente liberado o contrato de cerca de R$10 milhões com a SEDU, para as obras de duplicação do trecho urbano da BR-376, na saída para Curitiba. O projeto prevê canteiros centrais com iluminação de LED e calçadas nas laterais – além de ciclovia no futuro – no trecho que vai do Estádio Olímpio Barreto até o Contorno Sul. O projeto foi custeado pela prefeitura e já está aprovado pela SEDU e o DER.
Contas do governador
O conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Ivens Linhares, foi escolhido, por sorteio, relator das contas do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, relativas ao ano de 2021. Ao TCE cabe emitir parecer prévio acerca das contas do governador, que depois é remetido à Assembleia Legislativa para análise, discussão e votação. O sorteio foi realizado virtualmente, com a presença dos conselheiros do TCE-PR. Ivens Linhares já foi relator das contas do Governo do exercício de 2015, de responsabilidade do governador Beto Richa (PSDB). Na época, ele propôs parecer prévio pela regularidade das contas com 17 ressalvas, 29 determinações e 4 recomendações, o qual foi aprovado por unanimidade.

CPMI das Fake News
O combate às notícias falsas sobre as eleições vem se tornando uma questão mais relevante a cada pleito. No Congresso Nacional, será reinstalada em fevereiro a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, que deverá atuar para evitar a disseminação de notícias falsas no ano eleitoral. O colegiado deverá ser presidido pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA).