POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeito em Brasília 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), cumpre agenda em Brasília hoje e amanhã, acompanhado de dirigentes da Autarquia Municipal de Educação (AME). A principal agenda na capital federal será uma audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte. Conforme adianta o prefeito, o município tem pressa em concluir as obras da Escola Municipal José Domingos Scarpelini, no Residencial Interlagos, e de três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), no Catuaí, Afonso Camargo e Sanches dos Santos. A prefeitura já apresentou uma proposta para arcar com os custos finais das obras, para ser ressarcida posteriormente, e aguarda um aval do FNDE. 

Seminário regional
Apucarana sedia nesta quinta-feira (24) um seminário regional do Comitê de Combate à Violência Contra Crianças. O evento acontece das 8 às 17h30, no Anfiteatro Gralha Azul, da Unespar. O seminário está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), com apoio da Prefeitura de Apucarana. “Reforçamos o convite para que todos os segmentos organizados da sociedade de Apucarana e região participem dessa importante discussão, pois não dá para admitir que a violência contra crianças continue acontecendo”, assinala o prefeito Junior da Femac. Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas com a Márcia Souza, chefe do Núcleo Regional da Sejuf, em Apucarana. 
Cai diferença Lula x Bolsonaro
Pesquisa do Instituto MDA/CNT ontem mostra pequena redução da vantagem do candidato do PT, Lula, na disputa com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na estimulada (quando é mostrada uma relação de nomes), Lula tem 42,2% das intenções de voto. Caiu um pouco com relação à anterior, de dezembro, quando tinha 42,8%. Bolsonaro teve crescimento de um pouco menos de três pontos percentuais. Aparece com 28% (em dezembro, tinha 25,6%). A pesquisa mostra queda de Sergio Moro (Podemos). Ciro Gomes, do PDT, aparece em terceiro. Ciro tem 6,7% (tinha 4,9%). Moro aparece com 6,4% (tinha antes 8,9%). Foram ouvidas 2002 pessoas entre 16 e 19 de fevereiro.

Contas do Governo
O secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Junior, volta à Assembleia Legislativa nesta terça terça-feira, para apresentar o balanço das contas da administração estadual relativas ao 3º quadrimestre de 2021, ou seja, do período de setembro a dezembro, e o consolidado do ano passado. A apresentação é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal – que exige a demonstração e avaliação periódica dos resultados fiscais e pode ser acompanhada pela TV Assembleia. O secretário detalhará as receitas, despesas, resultados, dívidas e limites sobre a contabilidade do Estado, além de responder aos questionamentos dos deputados.