POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Agenda positiva

O prefeito Junior da Femac (PSD) passou ontem por Curitiba, em seu retorno de agendas cumpridas em Brasília. Ele esteve no Paranacidade para checar mais uma vez a tramitação do processo que trata da duplicação do trecho urbano da BR-376 (Avenida Mina, que vai do Estádio Olímpio Barreto até o viaduto do Contorno Sul. O projeto da obra foi licitado e concluído pela empresa vencedora. “Agora, estamos na fase final dos trâmites, atendendo as últimas recomendações do Paranacidade, visando a liberação dos recursos para execução da obra”, informa o prefeito. E, ainda sobre a agenda em Brasília, Junior da Femac fez questão de frisar que a receptividade do presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, foi excelente. “Temos convicção de que as quatro obras – escola do Interlagos e três CMEIs – serão enfim concluídas”, avaliou o prefeito. 

Rotatória na Barra Funda
A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, deu início a duas novas obras nesta quinta-feira. O prefeito Junior da Femac (PSD) anunciou a implantação imediata de uma nova rotatória no cruzamento da Avenida Irati, com a Rua Antônio José de Oliveira e a Avenida Pirapó, na altura da Igreja Cristo Profeta. O trânsito no local é intenso e tem semáforo de quatro tempos. Com a rotatória, os semáforos serão desativados. Outra obra é a continuidade da pista de caminhada do Parque Jaboti, num trecho que faltava junto da Associação cultural e esportiva de Apucarana (Acea). Rotatórias têm contribuído para o bom fluxo de veículos em diversos pontos da cidade. 
Luto em Faxinal
O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, decretou luto oficial no município em sinal de pesar e homenagem à memória do professor Pablo Munhoz, que morreu na noite desta quarta-feira, vítima de um mal súbito. Ele teria passado muito mal durante uma partida de futebol, deixou o campo e se dirigiu à sua casa, onde foi socorrido às pressas até o hospital, onde faleceu. Na nota, o prefeito Gallo observa que o Professor Pablo prestou inestimáveis serviços ao município, tendo exercido o cargo de professor de educação física na instituição da Apae de Faxinal. Ele também ocupou cargo no Projeto Escolinha de Futebol “Criança na Escola é Show de Bola”. 

Paraná se solidariza
Com uma das maiores colônias de descendentes de ucranianos no Brasil, a tensão no Leste Europeu é sentida no Paraná. Ontem, o governador em exercício Darci Piana se solidarizou com a população ucraniana, que vive um pesadelo com a ofensiva militar da Rússia. “Temos fortes laços com a Ucrânia. Vivem no Estado quase 500 mil ucranianos e seus descendentes, o maior contingente desta população fora do país de origem”, destacou Piana que também torce por uma solução com menos perdas. “Esperamos que uma solução diplomática seja encontrada com rapidez e evite mais sofrimento para a população civil daquele país”, ressaltou