POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sessão só na quarta 

A Câmara de Apucarana não terá sessão nesta segunda-feira, véspera de Carnaval. A reunião foi transferida para quarta-feira (dia 2), às 16 horas. Da ordem do dia constam três projetos de lei. Dos vereadores Lucas Leugi (PP), que concede o título de Cidadão Honorário ao promotor público Gustavo Marcel Fernandes Marinho; Moisés Tavares (Cidadania), que concede o diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias à equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus de Apucarana; e da Professora Jossuela (PROS), que assegura à criança e ao adolescente com a guarda do avô ou da avó prioridade na matrícula escolar.

Propaganda eleitoral
A partir deste sábado começa a veiculação da propaganda partidária gratuita em emissoras de rádio e televisão. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na modalidade de inserções nacionais, o PSOL será o primeiro partido a levar ao ar o anúncio. A divulgação será das 19h30 às 22h30, às terças, quintas e sábados. A propaganda partidária foi extinta em 2017, quando foi mantido apenas o horário eleitoral em período de campanha. O mecanismo foi retomado em um projeto do Congresso encabeçado pelo PL, partido que abrigou o presidente da República, Jair Bolsonaro, para a eleição deste ano. Com a proposta, as legendas voltarão a ter acesso a inserções nas emissoras para divulgar suas atividades.
Bancada feminina
As deputadas estaduais protocolaram nesta semana na secretaria da Casa o projeto de resolução 5/2022, que altera o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná e propõe a criação da bancada feminina no Legislativo paranaense. O objetivo é garantir às parlamentares um instrumento formal para a defesa de posicionamentos conjuntos na Assembleia, principalmente em assuntos que dizem respeito às mulheres, A proposta é assinada pelas cinco parlamentares (foto) da Casa: Cristina Silvestri (CDN), Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC), Maria Victória (PP) e Luciana Rafagnin (PT). “A instalação da bancada feminina é um passo importante para termos mais voz e participação em posições de liderança”, defende Cristina Silvestri.

Solidário aos ucranianos
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) criticou nesta sexta-feira a invasão russa à Ucrânia e se solidarizou com a comunidade ucraniana no Paraná e no mundo. “A minha imensa solidariedade ao povo ucraniano. Meu repúdio a essa agressão à Ucrânia e ao povo ucraniano. A guerra não serve para nada. Ou se negocia a paz ou teremos piores desdobramentos”, disse Romanelli. O deputado destacou que o Paraná possui uma comunidade formada por cerca de 500 mil ucranianos e descendentes. “O Paraná possui fortes laços culturais, afetivos e econômicos. As pessoas estão sofrendo muito por tudo o que está acontecendo”, afirmou o parlamentar.