POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 03 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Voos de Apucarana 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), se mostrou entusiasmado com o primeiro mês de operação da Azul Conecta, no Aeroporto Capitão João Busse. A empresa subsidiária no Paraná da Azul Linhas Aéreas vem conquistando um bom número de clientes com a linha Apucarana-Curitiba-Apucarana. Neste período foram 250 passageiros, com a praticidade no atendimento online da companhia, somada ao preço da passagem, que parte de R$ 143,00 e contribui para o aumento dos usuários da linha. São três voos por semana, as terças, quintas e domingos, que em breve podem ser ampliados. Junior da Femac agradeceu ao governador Ratinho Junior (PSD) pelo Programa Voe Paraná. 

Volta da sessão
A Câmara de Apucarana abriu ontem as sessões de março, com apenas três projetos e um requerimento. O presidente do Legislativo, Franciley Preto Godói Poim (PSD), acredita no entanto que os trabalhos deverão se intensificar nas próximas sessões. “Já temos uma pauta bastante extensa para as reuniões seguintes”, informa Poim, acrescentando que alguns trabalhos internos também estão sendo projetados pela mesa diretora. “Esse ano será um diferencial, com responsabilidade, ética e comprometimento, como sempre trabalhamos desde o início desta gestão”, diz Poim. Ela lembra ainda que março é o mês de mulher e que a Câmara já está preparando a entrega do Prêmio Mulher Destaque, para o final deste mês.
Bolsonaro x Lula
A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) disse ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não vê propaganda antecipada do presidente Jair Bolsonaro (PL) no evento de lançamento de linhas de crédito para aquicultura e pesca no Palácio do Planalto em janeiro. Durante a cerimônia, Bolsonaro chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ‘criminoso’ e disse que o petista já está ‘loteando Ministérios’. O PT acusa o presidente de usar a estrutura pública para fazer campanha negativa contra Lula. O vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet Branco reconhece que Bolsonaro ‘fez alusão negativa’ adversário, mas que as declarações não são capazes de influenciar a votação.

Análise suspensa
O Tribunal de Contas da União (TCU) informou que a análise do novo modelo de pedágio para as rodovias federais que cortam o Paraná está suspensa. A informação consta do acórdão proferido pelo ministro do TCU, Valton Rodrigues. O Tribunal solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o envio de documentações faltantes, entretanto, conforme ressaltou o ministro, o Tribunal ainda não recebeu todas as informações solicitadas, o que impediria a sequência do processo. A manifestação de Valton Rodrigues ocorreu dentro da representação protocolada ao TCU pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Arilson Chiorato (PT) no início de fevereiro.