POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Repúdio a deputado 

Por unanimidade, a Câmara de Apucarana aprovou na sessão ordinária de ontem Moção de Repúdio endereçado ao deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos) pelas declarações ofensivas e desrespeitosas às mulheres ucranianas e também brasileiras. O deputado teria se referido às ucranianas de maneira leviana proferindo palavrões e termos chulos, atitude que vem sendo repreendida por diversos organismos nacionais, inclusive pela própria Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “É preciso registrar, repudiar e insistir que manifestações de violência contra as mulheres, como estas proferidas pelo parlamentar, não serão aceitas”, justificou Lucas Leugi.

Contas de fevereiro
A Câmara de Apucarana fez ontem, antes da sessão ordinária, a prestação de contas do exercício financeiro do mês de fevereiro. O relatório foi lido pelo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, vereador Marcos da Vila Reis (PSD). De acordo com o relatório, o Legislativo havia fechado o mês de janeiro com um saldo em caixa no valor de R$ 181,6 mil. Já no final de fevereiro o saldo subiu para R$ 758,9 mil. Para o presidente da Câmara, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), a Mesa Executiva vem trabalhando com austeridade, transparência e eficiência nos gastos do dinheiro público, com apoio de todos os vereadores e servidores do Legislativo Municipal.
Mudança no trânsito
Mais uma obra que visa organizar e dar melhor mobilidade no trânsito de Apucarana está sendo entregue nesta terça-feira, 8 de março, pelo prefeito Junior da Femac (PSD). Trata-se da nova rotatória implantada no encontro das avenidas Irati e Pirapó, com a Rua Antônio José de Oliveira, na altura da Igreja Cristo Profeta. Com a liberação do novo sistema, os semáforos de três tempos que funcionavam neste cruzamento serão desativados. “O local tem tráfego intenso e a rotatória vai permitir um melhor fluxo de veículos e, inclusive, de caminhões”, avalia o prefeito. A obra foi implantada em apenas uma semana de trabalho. Rotatórias têm sido um instrumento eficaz de controle do fluxo de veículos em Apucarana.

Abandono de rodovias
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) acusou o Governo Federal de abandonar as rodovias federais (BRs) que formavam o Anel da Integração no Paraná. “É um absurdo o que está ocorrendo. O governo federal largou as estradas que eram pedagiadas. As pistas estão sem conservação, o mato está crescendo e a sinalização está precária. Um risco enorme para os motoristas”, disse. “Este descaso é proposital. O governo federal atrasou de propósito o debate e todo o processo sobre o novo modelo de pedágio, e agora deixa de investir em serviços de conservação. Uma estratégia nefasta para justificar um pedágio caro que estão tentando impor à sociedade paranaense”, criticou Romanelli.