POLÍTICA

min de leitura - #

COLUNA DA TRIBUNA

Da Redação

| Edição de 18 de abril de 2022 | Atualizado em 18 de abril de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pagode do Recife

O vereador Recife, que já foi empresário da noite, deve estar pra lá de satisfeito com evento realizado no último sábado. Além de grande público, o grupo político a que pertence o vereador esteve por lá em peso. O prefeito Junior da Femac e o vice Paulo Vital, acompanhados das esposas, mostraram que sabem dançar. O presidente da Câmara, Poim, os vereadores Tiago Cordeiro, Facchiano e professora Jossuela também prestigiaram. O  ex-secretário de Saúde Beto Preto e a esposa também foram presenças anotadas. Se uns dançaram, o vereador Recife cantou. Ele subiu no palco para dar uma ‘palhinha’ e foi aplaudidíssimo.

Incentivo ao café

A cafeicultura, que já foi a principal cultura do Norte do Estado, está ganhando atenção dos prefeitos da região, que apostam no potencial do ‘ouro verde’ principalmente para a agricultura familiar. O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior, está entre os gestores que apostam nessa ideia. Na semana passada, ele fez a entrega do primeiro lote de mudas de café subsidiadas aos produtores. A meta, diz ele, é entregar 200 mil mudas. “Jandaia tem história no café e nosso compromisso é manter essa história para Jandaia do Sul e para o Vale do Ivaí”, comenta o prefeito em suas redes sociais.

Território do Vale

Apucarana sedia hoje, a partir das 9 horas, reunião do Território Vale do Ivaí. O evento, que deve reunir cerca de cinquenta lideranças, incluindo prefeitos e secretários municipais, será realizado na Vinícola Casa Carnasciali. Também estarão presentes representantes de núcleos regionais da Seab, IDR e Sejuf, além de dirigentes do Sebrae e da Unespar. Entre os temas em discussão estão: Agroindústria Familiar – Contextualização e procedimentos para instalação; Rede de Serviços da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf); e o Turismo em Apucarana e Vale do Ivaí. O prefeito Junior da Femac participa da reunião, ao lado de alguns secretários. 

Lei estadual

Para coibir furtos de cabos de cobre e de alumínio - um problema que tomou proporções epidêmicas em todo estado - os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD) apresentaram projeto de lei que proíbe a aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem, processamento e transporte de materiais sem a comprovação de origem. Leis municipais semelhantes também tentam coibir o crime. Em Arapongas, por exemplo, projeto foi aprovado no ano passado. Em Apucarana, lei de autoria do vereador Marcos da Vila Reis também está em vigor.