POLÍTICA

min de leitura - #

Comarca de Apucarana só cadastrou 56% dos eleitores até agora

Edison Costa

| Edição de 27 de outubro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Faltando menos de dois meses para encerrar o prazo - 22 de dezembro – o cadastramento de eleitores no sistema de biometria na Comarca de Apucarana segue em ritmo lento. Segundo último levantamento oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), datado do dia 16 de outubro, foram cadastrados 56,21% dos eleitores dos municípios de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi, ou sejam, 57.861 de um total de 102.940 previstos. Isto significa que ainda há em torno de 45 mil eleitores para serem cadastrados até final do ano.

Imagem ilustrativa da imagem Comarca de Apucarana só cadastrou 56% dos eleitores até agora

O processo teve início no dia 11 de junho deste ano, ou seja, já se passaram mais de quatro meses. Quem não fizer o cadastramento no sistema de biometria, que vai valer para as eleições municipais do ano que vem, terá seu título de eleitor cancelado automaticamente e, em decorrência disso, não poderá votar.

Segundo a analista judiciária Andrea Sílvia Milanin, do Cartório Eleitoral de Apucarana, a média de atendimento ao público, nos últimos dias, tem sido de 750 a 800 pessoas por dia. São 24 guichês funcionando diariamente das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Andrea recomenda aos eleitores para que procurem o cartório o quanto antes para fazer o cadastramento biométrico, para evitar longas filas de última hora “Até agora não existe nenhuma informação de que o prazo será prorrogado”, lembra.

O juiz José Roberto Silvério, que assumiu na última quinta-feira o comando da 179ª Zona Eleitoral, reafirmou ontem que, por enquanto não há previsão de prorrogação do prazo, porque este prazo já foi prorrogado uma vez. Da mesma forma ele não vê possibilidade de, pelo menos por enquanto, se montar plantões à noite ou nos finais de semana para ampliar o atendimento, porque isso resultaria em pagamento de horas extras aos funcionários, o que não está nos planos do TRE-PR. “Vamos ver se a partir de novembro haja uma procura maior e os trabalhos sejam intensificados”, afirma dr. José Roberto.

Para fazer o recadastramento, os cidadãos precisam apresentar comprovante de residência, documento de identificação com foto e título de eleitor. O TRE orienta o eleitor a agendar o atendimento pelo site para agilizar o procedimento.

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para jovens e idosos que estarão isento de votar no pleito do ano que vem.

Estado atinge 1 milhão de pessoas atendida

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ultrapassou na última semana a marca de um milhão de eleitores atendidos biometricamente e está em primeiro lugar no País, em números absolutos, no processo de revisão biométrica programado para o ano de 2015.

Segundo relatório divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, até início da semana passada 1.005.104 eleitores tiveram seus títulos revisados no Estado, o que equivale a 40,39% da meta final. No momento, 35 municípios estão passando pelo processo no Paraná e, nas próximas semanas, outros 10 municípios passarão pelo mesmo procedimento.

Com isso, de acordo com o Tribunal, o Paraná contará com 55% de seu eleitorado apto a utilizar as urnas biométricas nas Eleições de 2016.