POLÍTICA

min de leitura - #

Começa hoje o horário eleitoral no rádio e na TV

Da Redação

| Edição de 25 de agosto de 2022 | Atualizado em 25 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Começa hoje o horário eleitoral no rádio e na TV

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa a ser veiculada em todo o País nesta sexta-feira, dez dias após o início oficial das campanhas. Os candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital terão até 29 de setembro para se promoverem antes do primeiro turno, que está marcado para 2 de outubro.

Nesta sexta-feira, os eleitores terão contato primeiro com os candidatos a senador, deputado estadual ou distrital e governador, nesta ordem. Eles aparecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Serão cinco minutos para os postulantes ao Senado e 10 minutos para cada um dos outros cargos.

Às terças, quintas-feiras e aos sábados, os presidenciáveis abrem o bloco de propaganda, seguidos pelos candidatos a deputado federal. A divisão é igualitária: 12 minutos e 30 segundos para cada um dos cargos.

No rádio, o primeiro programa será transmitido das 7h às 7h25; e o segundo, das 12h às 12h25. Na televisão, as exibições acontecem entre 13h e 13h25, e das 20h às 20h25.

O ex-presidente Lula (PT) tem o maior tempo diário dentre todos os candidatos, por ter a maior coligação. Serão 3 minutos e 39 segundos de fala. Em seguida, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 2 minutos e 38 segundos.

PARANÁ

No Paraná, candidato à reeleição ao governo, Ratinho Júnior (PSD), terá o maior tempo. Ratinho, da coligação A Mudança Não Para (Republicanos, PP, PSD, União Brasil, MDB e PL) terá 6 minutos e 31 segundos no rádio e na televisão. O candidato da Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV), Roberto Requião, terá 2 minutos.

O PDT, que tem como candidato a governador Ricardo Gomyde, aparece em seguida 57 segundos.

Em seguida aparece a candidata do PSOL, Professora Angela, com 31 segundos. Os demais candidatos ao governo são de partidos sem representação na Câmara Federal.

No primeiro dia, a propaganda começará pela federação PSOL/REDE; em seguida o tempo será destinado ao PDT, depois à coligação A Mudança não Paraná e à Federação PT/PCdoB e PV. (EDITORIA DE POLÍTICA)