Um grupo de 11 enfermeiros contratados pelo município de Grandes Rios através do último Processo Seletivo Simplificado (PSS) pediram exoneração do cargo nesta sexta-feira, depois de uma reunião com a administração municipal. Os profissionais reivindicavam melhores salários e pagamento de insalubridade por conta da pandemia da Covid-19. A Assessoria Jurídica da prefeitura emitiu uma nota explicativa, informando que era impossível atender ao pedido dos profissionais. Agora, o prefeito Toninho do Café terá que buscar novos profissionais, por meio de outro PSS, para atender à população neste momento em que avança a pandemia da Covid-19.
Pressa na vacinação
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, pediu nesta sexta-feira que prefeitos e secretários municipais de saúde apressem a vacinação de sua comunidade, conforme cronograma estabelecido, assim que as doses vão chegando ao município. “Núcleo a núcleo, município por município, precisamos e vamos recuperar a velocidade da vacinação. Precisamos fazer com que as vacinas saiam rapidamente das geladeiras e cheguem aos braços dos cidadãos do Paraná”, disse Beto Preto em reunião virtual com chefes dos 22 núcleos regionais de Saúde espalhados por todo o Paraná. Do encontro participou também o governador Ratinho Junior (PSD), que fez o mesmo apelo.
Comércio em São João
A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano (PSL), informou que o comércio essencial e não essencial poderá ficar aberto até às 17h00 neste sábado (12), porém, permanece proibidos a venda e consumo de bebidas alcoólicas. “Vamos autorizar a abertura do comércio, como forma de colaborar para a campanha do dia dos namorados, onde as empresas têm uma expectativa maior de vendas. Estender o horário também possibilita que aconteça menos aglomeração”, disse Carla. No domingo permanece o lockdown, ou seja, fechamento total do comércio, ficando abertos farmácias de plantão e postos de combustíveis. O serviço de delivery fica autorizado por 24 horas.
Apucarana segue decreto
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), anunciou no início da noite desta sexta-feira que o município irá aderir na íntegra ao Decreto Estadual baixado pelo Governo do Estado. O documento prevê a prorrogação da vigência das medidas preventivas em relação à pandemia do novo coronavírus até o dia 30 de junho. “Estamos acolhendo novamente, de forma integral, o decreto do governo do Estado”, anunciou o prefeito. Ele explicou que, por conta do Dia dos Namorados, foi firmado um acordo com a Acia e Sivana permite neste sábado o funcionamento do comércio até as 18 horas e de restaurantes e lanchonetes até às 23 horas (mas sem venda de bebida alcoólica a partir das 22 horas).
Ordem de serviço em São Pedro
A prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri (DEM), assinou a ordem de serviço para a pavimentação com pedras irregulares da Travessa Osmar Medeiros, localizado no centro da cidade, que dá acesso a Apae e a Fábrica HD Sorvetes. A obra contará com 649,66m² de pavimentação, mais 186,20 metros de construção de meios-fios, totalizando investimento de R$ 32.558,63 de recursos próprios. “Nossa população sabe do compromisso que temos com a transparência e aplicação do dinheiro público, por isso estamos reavaliando os projetos para que as obras sejam executadas com qualidade e dentro dos prazos estabelecidos”, comenta a prefeita Maria Regina.
DIGITAÇÃO Erros de digitação têm sido recorrentes nas justificativas apresentadas pelos prefeitos à Comissão Especial da Vacina (CEI) da Assembleia Legislativa que apura fraudes na imunização contra a Covid no Paraná.
DE PERTO Embora confiem em suas equipes de saúde, alguns prefeitos do Vale do Ivaí têm procurado acompanhar de perto o trabalho de vacinação da população contra a Covid-19. Objetivo é seguir à risca as orientações do governo.
CERTIFICADO O Senado aprovou projeto de lei que cria o Certificado de Imunização e Segurança Sanitária. Documento permitirá que pessoas vacinadas ou que testaram negativo para Covid ou outras doenças contagiosas circulem onde há restrição de acesso.
VISITAS A chefe do escritório regional da Cohapar em Apucarana, Elisângela Araújo, e o coordenador regional Maurício Bueno têm intensificado visitas aos prefeitos do Vale do Ivaí visando apressar documentação de novas casas populares.