POLÍTICA

min de leitura - #

Deputado paranaense Sérgio Souza manifesta apoio à reeleição de Lira

Da Redação

| Edição de 14 de dezembro de 2022 | Atualizado em 14 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Deputado paranaense Sérgio Souza manifesta apoio à reeleição de Lira

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Odeputado federal Sergio Souza (MDB-PR), atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), declarou apoio, nesta terça-feira, à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados para os próximos dois anos. A eleição interna de votação secreta está prevista para o início de fevereiro.

“Convidamos (o Arthur Lira) para externar o apoio incondicional da FPA, dos seus membros, à sua reeleição, e não fazemos isso por acaso, fazemos isso porque durante esses dois anos, onde esteve à frente da presidência da Câmara dos Deputados, ele assumiu um compromisso com o nosso setor de pautar aqueles projetos importantíssimos para nós, mas que adormecia há décadas nas comissões e no plenário da Câmara. Nós vimos avançar esses projetos e queremos continuar com alguém na presidência que cuida do nosso setor”, disse Sergio Souza.

Durante a visita, Arthur Lira valorizou o trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária. “As pautas são importantes para o Brasil. Nós temos ao longo dos últimos dois anos um respeito absoluto às promessas que fazemos durante as eleições. Temos muitas frentes, mas queria destacar a FPA, que têm honrosos parlamentares na câmara e no senado”, destacou.

ORÇAMENTO

Na reunião com Lira, membros da Frente Parlamentar da Agropecuária debateram a PEC da Transição e o Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), entre outros temas de interesse nacional.

A PEC de transição libera R$145 bilhões para o novo governo, e foi aprovada pelo Plenário do Senado Federal na última semana. A proposta agora será analisada na Câmara dos Deputados, já a PLOA tem previsão de ser votada na próxima semana. A reunião contou também com a participação do ministro da Agricultura, Marcos Montes.

O presidente da FPA, deputado Sérgio Souza, externou a preocupação com o valor apresentado no relatório preliminar da PLOA. “É vergonhoso o que foi sugerido no texto do relatório preliminar, apenas R$1,5 bilhão destinado para o setor agropecuário não dá nem para o seguro rural”, afirmou.

O parlamentar destacou ainda que o agro brasileiro não parou nem na pandemia e é o setor que mais cresceu. “A agropecuária não pode ser preterida em um orçamento desse tamanho, nós representamos muito mais que isso”, lembrou.

Arthur Lira ressaltou que a PEC da Transição chegou à Câmara na segunda-feira. “O texto será negociado com o relator designado, conversando com todos os membros das bancadas e com o texto final levado a todos os partidos”.

Lupion vai presidir frente que defende o agronegócio

Por outro lado, o deputado federal paranaense Pedro Lupion (PP) foi eleito o novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que reúne mais de 300 parlamentares, entre deputados e senadores. Em assembleia realizada nesta terça-feira, a FPA escolheu a sua nova diretoria para o biênio 2023/24 em votação simbólica e por unanimidade. Lupion, que é presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBIO), era o favorito para assumir o cargo e substitui o também deputado federal paranaense Sérgio Souza (MDB), que é do Vale do Ivaí.

Produtor rural e empresário ligado ao cooperativismo, Lupion é deputado federal desde 2019. Reeleito com 109.043 votos neste ano, integra a FPA desde o primeiro dia do mandato. Já foi coordenador de política agrícola, coordenador institucional e coordenador político da bancada na Câmara. É autor dos textos das Leis do Agro 1 e 2 (Lei 13.986/2020 e Lei 14.421/2022), que facilitam o acesso ao financiamento privado para o agronegócio no País.