De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), para regularizar o título eleitoral, solicitar transferência de domicílio e de local de votação ou fazer a primeira inscrição, não há necessidade de a pessoa ir até o cartório eleitoral de sua cidade ou jurisdição. Tudo pode ser feito pela internet, uma vez que a coleta das digitais da biometria continua suspensa em razão da pandemia do coronavírus. Basta a pessoa utilizar o aplicativo e-Título (para iOS e Android), que funciona como a via digital do documento eleitoral. “Mas se a pessoa não tem acesso à internet ou não sabe utilizar o sistema, também pode comparecer ao cartório eleitoral que será atendida da mesma forma”, afirma Andrea Milanin, chefe da 28ª Zona Eleitoral do Cartório de Apucarana. Ela salienta que, apesar de a pandemia ainda não ter acabado, o fórum eleitoral está atendendo presencialmente.
Além de não poder votar, enquanto estiver com o título cancelado o eleito ou eleitora sofre restrições: não pode tirar passaporte ou documento de identidade, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino.
O Paraná conta, atualmente, com 8,1 milhões de eleitores aptos a votar, dentro de uma população estimada de 11,5 milhões de habitantes.