POLÍTICA

min de leitura - #

Educação básica de Apucarana chama atenção do governador

Da Redação

| Edição de 06 de dezembro de 2022 | Atualizado em 06 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Educação básica de Apucarana chama atenção do governador

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), se reuniu ontem, no Palácio Iguaçu, com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). O tema principal da conversa foi o bom desempenho da educação básica de Apucarana, que tem obtido ótimos resultados nos últimos anos, em âmbito estadual e até nacional.

Conforme anunciou Junior da Femac, depois de liderar o ranking das cidades paranaenses nas disciplinas de Português e Matemática, agora Apucarana também aparece com as maiores médias em todo o Sul do Brasil. 

Segundo levantamento feito pelo portal QEdu (www.qedu.org.br), Apucarana está em primeiro lugar no ranking em todo o Sul do Brasil, entre as cidades que oferecem a melhor formação em língua portuguesa e matemática, aos seus estudantes.

Conforme relatou o prefeito ao governador Ratinho Junior, na disciplina de Português Apucarana aparece com 84% em primeiro lugar, à frente de Jaraguá do Sul (82%), Joinville, Maringá, Arapongas (todos com 77%), Blumenau e Foz do Iguaçu (ambas com 76%). Em Matemática, Apucarana também lidera o ranking nos três estados do Sul do Brasil, com 79%; Jaraguá do Sul vem em segundo com 70%; Foz do Iguaçu em terceiro com 69%, Joinville (67%); Maringá e Arapongas com 66%.

Na reunião, no gabinete do governador, Ratinho Junior quis saber mais detalhes sobre as estratégias de Apucarana para obter essa boa performance na educação e propôs um intercâmbio de informações com o município. Junior da Femac lembrou que Apucarana foi apontada em 2021, no Prêmio Band Cidades Excelentes, como a melhor educação do Brasil. 

Para a realização do levantamento nos estados e regiões, o portal QEdu utilizou os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021. No diálogo com o governador, o prefeito argumentou que os investimentos na educação têm sido constantes desde 2013, com o ex-prefeito Beto Preto e a partir de 2019 na sua gestão.

“Também não podemos deixar de mencionar que, sob a liderança da secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, foi implantado um currículo único na rede municipal e a formação continuada de professores. Também contratamos mais professores e servidores; compramos equipamentos tecnológicos e materiais didáticos de alta qualidade; reformamos e ampliamos todos os prédios escolares, e investimos no enriquecimento da merenda escolar”, relatou Junior da Femac.