POLÍTICA

min de leitura - #

Estado reestrutura carreira de servidores da educação

Agencia Estadual de Notícias

| Edição de 11 de dezembro de 2023 | Atualizado em 11 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Estado reestrutura carreira de servidores da educação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta segunda-feira que o Estado vai encaminhar para a Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que reestrutura as carreiras e os vencimentos dos agentes educacionais que compõem o Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB).

O projeto moderniza o quadro de funcionários, simplificando a progressão de carreira, e valoriza os profissionais, com aumentos que podem chegar a 139%. A medida impacta cerca de 15 mil servidores estaduais que trabalham fazendo merenda, zeladoria, inspetoria, serviços gerais, administrativos, entre outras atividades nas escolas do Estado.

“Esta proposta foi construída conjuntamente pelo Governo do Estado e pelos servidores, prevendo uma modernização no quadro. Esta era uma carreira que tinha um salário médio mais baixo do que a média do Estado, então nós estamos propondo uma reorganização que praticamente dobra o salário de muitos destes profissionais”, afirmou o governador.

“É uma valorização aos servidores que são tão importantes para a educação dos nossos alunos e que ajudam a fazer a melhor educação do Brasil”, complementou.

O projeto altera a Lei Complementar 123/2008, que instituiu o Quadro de Funcionários da Educação Básica no Estado. Os quadros funcionais indicam o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos funcionários após o ingresso no serviço público.

O projeto se baseia em uma adequação salarial do QFEB com os quadros que possuem estrutura e função semelhante no Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), que foi modernizado em fevereiro deste ano.

“Esta era uma demanda antiga dos servidores, que hoje é atendida com muita sensibilidade pelo Estado. É uma proposta importante para valorizar o quadro, tornando a carreira mais atrativa, inclusive para quem já está nos níveis mais avançados dela”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda. (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)