POLÍTICA

min de leitura - #

Exército afasta militares que cometeram erro em Canoas-RS

Da Redação

| Edição de 27 de maio de 2024 | Atualizado em 27 de maio de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Exército afastou neste domingo militares que informaram erroneamente aos moradores de Canoas, no Rio Grande do Sul, que um dique nas proximidades do bairro Mathias Velho havia se rompido. Preliminarmente, a investigação a respeito do caso aponta que não houve ‘má-fé’ dos militares envolvidos, mas sim um ‘excesso de iniciativa’.

Conforme o apurado até agora, dois capitães obtiveram a informação e, sem confirmá-la, passaram a ordenar a evacuação de áreas em risco. Após um desmentido da prefeitura de Canoas, a Força admitiu “erro de procedimento” e informou que os militares envolvidos foram afastados de suas funções.

Os militares integravam a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, subordinada à 5ª Divisão do Exército, e atuavam na Operação Taquari 2. A Força pediu “sinceras desculpas pelo ocorrido”.

O informe do rompimento do dique foi recebido pelas tropas no início da noite de domingo. Às 19h13, a prefeitura de Canoas desmentiu a situação no X (antigo Twitter) e classificou a informação como fake news. (ESTADÃO CONTEÚDO)