Pesquisa Ibope divulgada ontem à noite pela RPC-TV aponta o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) na liderança das intenções de voto para o governo do Estado com 33%. Ele é seguido da governadora Cida Borghetti (PP), que busca a reeleição, com 15%. Em terceiro aparece o deputado federal João Arruda (MDB), com 5%.
O candidato do PT, ex-deputado federal Doutor Rosinha, foi citado por 3% dos entrevistados e o candidato do PSOL, professor Piva, por 2%. Ogier Buchi (PSL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi (Rede) têm apenas 1% cada das intenções de voto. Geonísio Marinho (PRTB) não foi citado. Outros 22% dos entrevistados apontaram a intenção de anular ou votar em branco e 15% não souberam responder.
A pesquisa foi encomendada pela RPC-TV e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Este é o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.
De acordo com o instituto, foram ouvidos 1.008 eleitores em 55 municípios entre os dias 19 e 21 de agosto. O levantamento foi registrado no TRE-PR com o número PR-04869/2018 e no TSE com o número BR-06574/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%.
A Coligação Paraná Inovador, do candidato Ratinho Júnior, e o candidato Ogier Buchi (PSL) haviam pedido a impugnação da pesquisa, apontando algumas irregularidades no levantamento. A Justiça Eleitoral negou o pedido, no entanto determinou que a divulgação apresentasse a seguinte ressalva: “A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na resolução nº 23.549 - TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes”.
ESPONTÂNEA
No levantamento espontâneo, em que não é apresentada uma lista prévia dos candidatos o resultado foi da pesquisa eleitoral foi o seguinte: Ratinho Júnior (PSD), 13%; Cida Borghetti (PP), 5%; Doutor Rosinha (PT), 1%; João Arruda (MDB), 1%; Ogier Buchi (PSL), 0%; Professor Piva (PSOL), 0%; Professor Ivan Bernardo (PSTU), 0%; e Jorge Bernardi (Rede), 0%. Brancos/nulos: 16%. Não sabe: 59%.
REJEIÇÃO
O Ibope também mediu a rejeição dos candidatos ao governo, com o seguinte resultado: Cida Borghetti (PP), 19%; Doutor Rosinha (PT), 16%; Ratinho Junior (PSD), 14%; João Arruda (MDB), 14%; Professor Piva (PSOL), 12%; Geonísio Marinho (PRTB), 6%; Priscila Ebara (PCO), 6%; Jorge Bernardi (Rede), 6%; Ogier Buchi (PSL), 5%; e Professor Ivan Bernardo (PSTU), 5%. Votaria em todos: 8%. Não sabe/não respondeu: 33%.
Requião e Beto Richa lideram corrida para o Senado Federal
A Pesquisa Ibope divulgada ontem pela RPC-TV também levantou as intenções dos eleitores quanto aos candidatos ao Senado Federal. A consulta aponta o senador Roberto Requião (MDB)) na liderança, com 40% das intenções de voto. Em seguida, o ex-governador Beto Richa (PSDB) aparece com 30%, seguido do ex-senador Flavio Arns (Rede), com 17%, na pesquisa estimulada, que é quando os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos candidatos.
Se as eleições fossem hoje, como neste ano são duas vagas no Senado, Requião e Beto Richa estariam eleitos.
Ao todo, são 14 candidatos na disputa pelas duas vagas neste ano. Alex Canziani (PTB) tem 9%; Mirian Gonçalves (PT), 4%; Nelton Friedrich (PDT), 3%; Rodrigo Reis (PRTB), 3%; Rodrigo Tomazini (PSOL), 3%; Compadre Luiz Adão (DC), 2%; e Zé Boni (PRTB), 2%. Os candidatos Gilson Mezarobba (PCO), Jacque Parmigiani (PSOL), Oriovisto Guimarães (Podemos) e Roselaine Barroso (Patri) tiveram 1% cada.
Esta é a primeira pesquisa ao Senado após os registros das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.008 eleitores em 55 municípios de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais entre 19 e 21 de agosto. (EDITORIA DE POLÍTICA)