POLÍTICA

min de leitura - #

Impasse entre Lula e Simone

Da Redação

| Edição de 23 de dezembro de 2022 | Atualizado em 23 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Impasse entre Lula e Simone

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A senadora Simone Tebet (MDB) embarcou para São Paulo nesta sexta-feira com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no avião de táxi aéreo utilizado no deslocamento do petista. Horas antes, Simone se reuniu com Lula para definir qual pasta assumirá no futuro governo. Lula ofereceu à senadora o comando do Meio Ambiente. Ela disse que aceitaria desde que a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) concordasse em assumir o novo cargo de Autoridade Climática. Lula se encontrou com Marina em seguida, mas não houve acordo. Assim, persiste o impasse sobre qual ministério Simone deverá assumir após o PT vetar o nome dela para comandar o Ministério do Desenvolvimento Social, entregue ao senador eleito Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí. 

Transição em Marilândia 

O presidente eleito da Câmara de Vereadores de Marilândia do Sul, Jean Carlos Momente Bueno (PSD), e o atual Edmilton Feliciano (PSD) se reuniram neste início de semana para discutir a transição de cargo. Pelo jeito não haverá problema algum, já que Feliciano vai continuar na futura mesa diretora como 1º secretário. E ambos afirmam estar confiantes de que o Legislativo vai trabalhar em 2023 em clima democrático e de harmonia, como vinha ocorrendo até agora. Jean Bueno manifestou a sua disposição de fazer com que a população participe mais das decisões do Legislativo e assim possa contribuir com o desenvolvimento social e econômico do município.

IPTU em São João

A Prefeitura de São João do Ivaí realizou na noite de quarta-feira o sorteio dos prêmios do IPTU Premiado. Foram sorteados 27 vales-presentes de R$ 500,00 e um Fiat Mobil zero quilômetro. A prefeita Carla Emerenciano (União Brasil) agradeceu a todos os contribuintes do imposto e, principalmente, àqueles que atenderam aos apelos para se manterem unidos em defesa do município. Ela assegura que os recursos desta campanha do IPTU serão reutilizados em benefício da própria população de São João do Ivaí. “Quem paga IPTU está investindo um pouco mais no município, quem não paga, não. Sorteio teve a presença da Câmara, Alessandro Jubanski, e demais vereadores.

Efeito cascata de aumentos

A aprovação do reajuste salarial do presidente da República, do vice, de deputados, de senadores e de ministros de Estado pelo Congresso, na última terça-feira, provocou uma reação em cadeia na administração pública. Passados dois dias das votações na Câmara e no Senado, Assembleias Legislativas de dez Estados já aprovaram aumentos para deputados estaduais, prevendo escalonamentos dos valores nos próximos 3 anos. São elas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Eleições suplementares

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já divulgou as datas para realização de eleições suplementares durante o ano de 2023, em caso de impedimento dos prefeitos eleitos. Isso acontece quando os prefeitos eleitos perdem os mandatos por decisão definitiva da Justiça Eleitoral. Os pleitos serão nos dias 15 de janeiro, 5 de fevereiro, 5 de março, 2 de abril, 7 de maio, 4 de junho, 2 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 1º de outubro, 12 de novembro ou 3 de dezembro. Por enquanto, não há previsão de novas eleições em qualquer município do Vale do Ivaí, porém é possível que aconteçam em algumas cidades do Paraná no decorrer deste ano.

VAPT-VUPT

FECHADA Desde esta sexta-feira a Câmara de Vereadores de Apucarana está fechada para atendimento ao público. O expediente volta ao normal somente no dia 2 de janeiro, quando acontece a posse do novo presidente Luciano Molina (PL).

BALANÇO O secretário de Administração e Finanças da Prefeitura de Borrazópolis, Nilo Aurélio de Souza Ramos, fez nesta semana um balanço da situação financeira do município no segundo semestre. Segundo ele, as contas estão sob rigoroso controle.

CONTAS A maioria das prefeituras do Vale do Ivaí está fechada para atendimento ao público até 31 de dezembro reabrindo no dia 2 ou 3 de janeiro. No entanto, muitos servidores ainda estarão em férias coletivas até meados de janeiro.

COMANDO DO PT O mandato da deputada federal Gleisi Hoffmann como presidente nacional do PT termina no final de 2023, mas deverá ser prorrogado por mais dois anos para que ela conduza a campanha petista nas eleições de 2024.