POLÍTICA

min de leitura - #

Justiça Eleitoral começa a treinar mesários

Fernando Klein

| Edição de 30 de agosto de 2022 | Atualizado em 30 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Justiça Eleitoral começa a treinar mesários

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Justiça Eleitoral já deu início ao treinamento dos convocados para trabalhar nas eleições deste ano. Nas comarcas de Apucarana e Arapongas, 2.248 pessoas foram chamadas para atuar no primeiro turno em 2 de outubro e no segundo, se houver, em 30 de outubro.

Os mesários estão realizando o treinamento na modalidade à distância. A capacitação pode ser acessada pelo portal de educação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo Mesário (Android e iOS). O curso estará disponível até às 20h do dia 1° de outubro.

Já os presidentes das seções estão sendo chamados para cursos presenciais. Em Arapongas, o treinamento termina no próximo sábado (1º de setembro). Já foram realizadas sessões de orientações com turmas em 20, 21, 27 e 28 de agosto, segundo a chefe do cartório eleitoral, Maria Ângela Melo.

São 256 seções eleitorais na Comarca, sendo 239 em Arapongas e 17 em Sabáudia. “Vamos fazer uma repescagem ainda em 17 de setembro para aquelas pessoas que, por ventura, não puderam vir nos outros dias”, explica. Maria Ângela observa que, em Arapongas, as urnas foram atualizadas. Até então, o modelo usado na Comarca era de 2009 e agora chegaram as urnas de 2015. “Há algumas diferenças e nós estamos passando as orientações aos presidentes das seções”, explica.

São quatro pessoas que atuam por seção. A chefe do cartório afirma que, em Arapongas, 100% dos que vão trabalhar em outubro são voluntários. “Nós procuramos todos que trabalharam na eleição passada e perguntamos se gostariam de continuar. Aqueles que disseram ‘não’ foram substituídos. Temos uma fila de espera de 50 pessoas que gostariam de atuar como mesários”, afirma.

Em Apucarana, 1.224 eleitores foram convocados para trabalhar nas 306 seções na Comarca. São 281 na sede, 17 em Cambira e 8 em Novo Itacolomi. Segundo a chefe do cartório eleitoral, Andréa Silva Milanin, 306 presidentes de seções vão participar do treinamento presencial, divididos em duas turmas, em 10 e 17 de setembro no Fórum Eleitoral. (FERNANDO KLEIN)

MAIS LIDAS