A partir de hoje que a Justiça Eleitoral começa o processo de convocação dos mesários aptos a trabalhar nas próximas eleições. Nos dois maiores colégios eleitorais da região, Apucarana e Arapongas, mais de 2,1 mil mesários devem atuar no pleito de novembro.
Em Apucarana, a 28ª Zona Eleitoral é responsável pela composição das equipes do município, além de Cambira e Novo Itacolomi. A expectativa é convocar 1,2 mil colaboradores no dia da votação.
“Já tivemos uma reunião sobre isso e estamos aguardando mais detalhes, que devem vir do Tribunal para compor a carta de convocação a ser enviada a eles”, diz a chefe do Cartório, Andrea Silva Milanin. Atualmente, a comarca eleitoral tem 272 seções ativas. “O procedimento de chamamento e substituição de mesários deve acontecer normalmente até o dia 16 de setembro”, pontua. O Cartório Eleitoral de Apucarana dispõe do telefone 43 (3423-2940), para os que tiverem dúvidas. Segundo Milanin, é por esse mesmo número que por WhatsApp e telefone os voluntários serão avisados. “Ainda não tempos orientações sobre mesários que pertencem a grupos de risco de Covid-19. Por enquanto o objetivo é convocar os voluntários”, enfatiza.
ARAPONGAS
Em Arapongas, a 61ª Zona Eleitoral atende a 233 seções, na sede da Comarca e em Sabáudia. Segundo a responsável pelas convocações de pessoal, Simone Barros Amaral, até o momento são 932 voluntários que já estão sendo convocados nas duas cidades. “Estando em grupos de risco, os voluntários são orientados a comunicar a Justiça Eleitoral para que possam ser dispensados do serviço”, enfatiza.
A técnica judiciária revela também a satisfação com as respostas dos convocados até agora. A Justiça Eleitoral de Arapongas disponibilizou o telefone 3275-2008, tanto para ligações quanto via mensagem de WhatsApp, como meio de comunicação entre técnicos e mesários. Até o dia 16 de agosto, segundo ela apenas duas pessoas estavam impossibilitadas de trabalhar por restrições de grupos de risco pelo coronavírus em Arapongas.
PANDEMIA
Devido a Covid-19, a Justiça Eleitoral está realizando um trabalho especialmente voltado para a segurança nos ambientes das seções eleitorais, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponibilizados pela Justiça Eleitoral e que serão tomadas todas as precauções necessárias, seguindo as orientações sanitárias.