POLÍTICA

min de leitura - #

Legislativo de Apucarana ocupa a quinta posição no Paraná em transparência

Da Redação

| Edição de 30 de novembro de 2022 | Atualizado em 30 de novembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara Municipal de Apucarana recebeu ontem o resultado, através do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR), do ranking ITP (Índice de Transparência da Administração Pública) Câmaras e o Legislativo de Apucarana obteve a 5ª melhor nota do Estado do Paraná, acumulando 98,62% de eficiência na avaliação do TCE PR.

Foram 88 itens avaliados, divididos entre os critérios de: informações prioritárias, transparência ativa, transparência passiva, acessibilidade, boas práticas e publicações do poder legislativo.

O Tribunal de Contas do Estado, deu início à avaliação dos portais da transparência das 399 câmaras municipais do Paraná, em maio deste ano. Até 2021, a análise havia se voltado somente aos sites do tipo mantidos pelas prefeituras.

O ITP tem como objetivo avaliar os sites oficiais e portais de transparência das prefeituras e câmaras municipais de todo Paraná, estimulando a melhoria da transparência pública.

“Parabenizamos nossa gestora do Portal da Transparência, Jéssica Dubas, pelo trabalho que desenvolve. Seu empenho e dedicação vem de encontro à proposta da nossa gestão que é deixar tudo bem claro para a população. Esse resultado só foi possível porque temos a colaboração e ajuda da Jéssica, que alimenta o Portal da Transparência”, disse o presidente da Câmara, Franciley Preto Godói Poim (PSD).

Ele lembra que todas as Câmaras e Municípios têm portal da transparência, mas nem todos publicam as informações exigidas. “Nosso compromisso é disponibilizar periodicamente todos os dados que a população precisa e necessita. É gratificante para todos o resultado alcançado”, afirma o presidente. (DA REDAÇÃO)