Há dois meses no comando da administração municipal, o prefeito de Lidianópolis, Adauto Mandu (PHS), analisa e destaca ações neste começo de mandato. Entre as medidas adotadas, ele conta que reorganizou a jornada de trabalho dos servidores municipais, com um controle maior sobre os horários de entrada e saída.
Também foi intensificado o controle da frota, com o uso racional dos veículos públicos como, por exemplo, a liberação de um carro por dia para a cidade de Ivaiporã, à exceção de situações de emergência. “Embora à primeira vista fossem medidas impopulares, os servidores entenderam a nossa forma de trabalhar e estão colaborando bastante, pois perceberam que as medidas têm trazido economia importante para a prefeitura”, assinala Mandu.
A ideia é que a cada semana um ônibus de uma das prefeituras faça o transporte dos pacientes das duas cidades. “A crise do País afetou muito as finanças das pequenas prefeituras. Sem as parcerias ficará difícil administrar. Por isso, fizemos levantamento de todos os gastos e onde é possível estamos fazendo os cortes necessários”, explica Mandu.
Outra iniciativa da atual administração é o cadastramento das famílias de todo o município. “Nós queremos conhecer a realidade das famílias de Lidianópolis tanto da cidade como do quadro rural. A questão habitacional, saúde, se for produtor rural o que ele está plantando, qual a condição do sítio, se tem estrada, curvas de nível. Enfim, conhecer o município e com esses dados começar a agir”, afirma.
Para Mandu, a partir de um diagnóstico real da situação social e econômica dos moradores de Lidianópolis, é possível se fazer um planejamento dos projetos que atendam às suas necessidades.