A instabilidade econômica e os efeitos da crise ética na política brasileira formaram um ambiente de gestão para os próximos anos que exigirá dos novos prefeitos atitudes pouco comuns. Na Prefeitura de Lidianópolis, a palavra de ordem é planejamento e controle de gastos. Segundo o prefeito Adauto Mandu (PHS), a orientação foi dada aos secretários municipais e servidores no início da gestão e os resultados positivos começam a aparecer.
“As despesas nossas hoje estão sendo monitoradas. Eu mesmo gosto de controlar cada secretaria. Pois assim planejamos melhor. Hoje nós não temos frota de carro para cima e para baixo, conta de água e luz, tudo isso tem ajudado”, comenta Mandu. Ele salienta que as compras da Prefeitura também têm tido um cuidado especial do novo gestor. “Na hora da homologação da licitação ligamos para o fornecedor, pedimos para baixar mais ainda. Não queremos explorar ninguém, mas que o Município esteja comprando com preço justo”, enfatiza Mandu.
Com essas mudanças de atitudes, conforme o prefeito, só nos primeiros quatro meses do ano a Prefeitura conseguiu economizar R$ 200 mil, em comparação ao mesmo período de 2016. “Mesmo assim fizemos mais, aumentamos em 40% a distribuição de remédios, os nossos maquinários não ficaram parados no pátio. Apesar das dificuldades, é possível fazer gestão e entregar resultados, os números mostram isso”, assinala Mandu.
O prefeito também destaca o apoio da Câmara de Vereadores. Segundo ele, apesar de a base aliada ter elegido apenas com três vereadores, hoje a Câmara trabalha em parceria com o Executivo.