O Cartório Eleitoral da Comarca de Apucarana vai realizar um plantão especial neste sábado, das 9 às 17 horas, para atender aos eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico. O plantão foi determinado pelos juízes José Roberto Silvério, da 179ª Zona Eleitoral, e Renata Bolzan Jauris, da 28ª Zona Eleitoral.
São obrigados a fazer o recadastramento biométrico os eleitores de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. Vale lembrar que o prazo vai até 22 de dezembro e não será prorrogado. Também não haverá outro plantão até lá.
Segundo a chefe da 179ª Zona Eleitoral, Jeane Genara Volpato, o último levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), feito no dia 6 de dezembro, a ponta que fizeram o recadastramento 79.696 eleitores, o correspondente a 77% dos 102.940 mil eleitores registrados na Comarca, somando os três municípios de abrangência. Isso quer dizer que ainda faltam 23.244 eleitores.
O recadastramento eleitoral biométrico teve início no dia 10 de junho. Conforme Jeane Genara, durante o transcorrer dos trabalhos a média de comparecimento de eleitores no cartório chegou a ser de 800 pessoas em determinado período. No entanto, nas últimas semanas a procura caiu para em torno de 400 a 450 eleitores por dia. Ela salienta que este é um número muito baixo, tendo em visto que o prazo está cada vez mais curto. “Nossa recomendação é para que os eleitores procurem o cartório o quanto antes”, afirma Jeane Genara, alertando às pessoas para não deixar para a última hora para evitar aborrecimentos.
A chefe do cartório da 179ª Zona Eleitoral lembra que o recadastramento eleitoral biométrico tem que ser feito por todos os eleitores, independentemente da idade. “Quem não fizer o recadastramento terá o título de eleitor cancelado automaticamente”, alerta. Desta forma não poderá votar nas eleições do ano que vem.
Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem comparecer ao cartório munidos de documento de identidade com foto, título de eleitor, CPF e um comprovante de residência recente. Para facilitar o atendimento, o eleitor pode fazer o agendamento através da internet no site do TRE-PR www.tre-pr.jus.br/...biometria/agendamento e marcar o horário.
Quem não puder atender pela internet pode comparecer diretamente no Cartório Eleitoral que será atendido da mesma forma.
OBRIGAÇÃO
Ontem pela manhã era grande o número de eleitores que procuraram o Cartório Eleitoral de Apucarana. Entre eles estava a dona de casa Vanessa do Rosário, 26 anos, moradora de Apucarana, que estava com uma criancinha de colo. Ela disse que já sabia com bastante antecedência sobre o recadastramento eleitoral biométrico, porém somente ontem foi ao cartório. “O brasileiro sempre deixa para a última hora mesmo”, disse ela, acrescentando que não quer perder seu título de eleitor. “O título é um direito meu e eu quero estar presente na eleição do ano que vem”, declarou.