POLÍTICA

min de leitura - #

Molina propõe mudança no rotativo

Da Redação

| Edição de 07 de março de 2023 | Atualizado em 07 de março de 2023
De acordo com Molina, esta será a terceira vez apenas que a Câmara faz sessões ordinárias fora de sua sede
De acordo com Molina, esta será a terceira vez apenas que a Câmara faz sessões ordinárias fora de sua sede

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Molina propõe mudança no rotativo

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (foto), do PL, defende a necessidade de se fazer uma mudança na forma de cobrança do estacionamento rotativo em Apucarana. Segundo ele, do jeito que é feito atualmente com a colocação de cartões de papel, não dá mais. Na sua opinião, cidades do porte de Apucarana já se modernizaram com a utilização de aplicativos através dos quais o motorista do veículo utiliza seu próprio celular para estacionar na vaga do estacionamento. E usa a vaga de acordo com o tempo necessário. Ele sugere que o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) implante um projeto-modelo na Praça Rui Barbosa por determinado tempo e, depois, seja expandido para demais áreas da cidade.

Convite para voltar 

O deputado federal Beto Preto (PSD) confirmou ontem que recebeu convite do governador Ratinho Junior (PSD) para voltar ao comando da Secretaria de Estado da Saúde, cargo que ocupou nos quatro anos da primeira gestão de Ratinho Junior e também nos dois primeiros meses deste novo mandato. “O governador quer que a gente volte e se precisar a gente volta”, disse Beto Preto em entrevista ao blog do Berimbau, de Borrazópolis. Mas ele não garantiu se deixaria o mandato de deputado federal agora. Disse apenas que seu objetivo maior é trabalhar pelo Paraná, seja em Brasília, em Curitiba ou em todo o Estado. Ele colocou seu mandato de deputado federal à disposição de todos os prefeitos.

Novo diretor em Ivaiporã

O professor de Educação Física, Sílvio Santos, que atua na área há 14 anos, assumiu nesta terça-feira o comando do Departamento Municipal de Esportes de Ivaiporã. Ele aceitou convite feito conjuntamente pelo prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) e pelo vice Marcelo Reis (PTB), que tem se revezado no comando da Prefeitura com Carlos Gil. De acordo com Marcelo Reis, o novo diretor Sílvio Santos é um profissional bastante dedicado e, com certeza, vai cumprir as metas estabelecidas no Plano de Governo da administração municipal, bem como as agendas esportivas municipais e estaduais. Marcelo Reis observa que Ivaiporã tem grandes atletas que merecem ser valorizados e isso será feito com toda atenção do Departamento de Esportes.

Censo em Cambira

O coordenador de área do IBGE em Apucarana, Rafael de Castro Francischini, negou ontem que 648 casas ficaram de fora da coleta de dados do Censo em Cambira, conforme informou o prefeito Emerson Toledo Pires (PSD) em matéria da Tribuna do Norte. Segundo ele, o número é bem menor, ou seja, 50 casas. Ele explica que 462 residências estão vagas, ou seja, desocupadas ou colocadas para locação. Outras 186 são ocasionais em que moradores não foram encontrados. De qualquer forma, a equipe do IBGE continua fazendo um pente-fino em Cambira com visitas a possíveis moradores que ficaram de fora da pesquisa. Esse trabalho pode se estender até o próximo dia 15. 

Comissão só de mulheres

“Paridade, igualdade e respeito. É algo que nós, mulheres, almejamos e que hoje estamos vendo aqui, nesta Comissão”. Com estas palavras, a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) assumiu a presidência da reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira. O presidente da CCJ, deputado Tiago Amaral (PSD), abriu espaço para que a reunião fosse, pela primeira vez, comandada totalmente por mulheres, em homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. A vice-presidência foi exercida pela deputada Flávia Francischini (União Brasil). As quatro que são suplentes na comissão ocuparam a cadeira de titulares: Ana Júlia (PT), Marcia Huçulak (PSD), Marli Paulino (SD) e Cantora Mara Lima (Republicanos).