POLÍTICA

min de leitura - #

Nos seus 50 anos, Amuvi busca se consolidar como associação forte

Edison Costa

| Edição de 21 de julho de 2019 | Atualizado em 20 de julho de 2019

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Imagem ilustrativa da imagem Nos seus 50 anos, Amuvi busca se consolidar como associação forte

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Gallo, de Faxinal, fez nesta semana um resumo das principais ações da nova diretoria nesses seis meses de mandato à frente da associação. Ele assumiu a presidência num momento em que a Amuvi chega aos seus 50 anos de fundação, comemorados no dia 12 de julho.


Gallo observa que, desde quando assumiu o comando da Amuvi, em janeiro deste ano, tem procurado colocar em prática as propostas que defendeu quando colocou seu nome à disposição dos prefeitos como candidato a presidente. “Meu primeiro propósito foi o de buscar a união dos 26 prefeitos que compõem a Amuvi, que estava dividida em dois grupos, e isso nós conseguimos”, afirma Gallo, manifestando-se satisfeito com a união que reina hoje na associação. E o segundo propósito, conforme assinala, foi o de propor projetos e ações que atendam aos interesses da região como um todo e aos municípios especificamente. “É desta maneira que estamos trabalhando à frente da Amuvi, com a união de todos em torno dos interesses da nossa região”, garante.
No entender de Gallo, “as contribuições que as prefeituras recolhem mensalmente para a Amuvi devem ser revertidas em benefício dos próprios municípios”. Neste aspecto, ele assinala que tem proposto algumas ações que facilitem e tornem mais em conta os serviços prestados pelas prefeituras em suas cidades.
O presidente da Amuvi cita, por exemplo, a implantação da Patrulha Viária, para atender os municípios em serviços de recuperação, readequação e cascalhamento de estradas rurais. Para tanto, os municípios estão sendo divididos em quatro grupos. Dentro desses grupos, cada prefeitura cede uma máquina, um caminhão ou outro equipamento para realização de serviços em determinado município através de sorteio. A Amuvi vai fornecer de 2 mil litros de óleo diesel, enquanto a prefeitura onde o trabalho estiver sendo realizado banca a estadia dos operadores de máquina e dos motoristas de caminhões.
A Amuvi também adquiriu duas máquinas, uma de pintar faixas de rua e outra de fazer calçadas e meio fio, as quais ficarão à disposição das prefeituras.
Gallo salienta que, através da intermediação da Amuvi junto ao governador Ratinho Junior (PSD), o Estado vai executar um programa de recape asfáltico e de construção de uma terceira faixa em toda extensão da rodovia que vai de Mauá da Serra a Pitanga.
Por último, a Amuvi está consolidando a criação de um consórcio de máquinas e equipamentos, os quais deverão ser adquiridos com auxílio financeiro dos governos federal e do Estado. Nesta semana, Gallo esteve reunido com o deputado federal Sérgio Souza (MDB), que se dispôs a viabilizar os recursos na esfera federal. O consórcio vai atender os municípios com serviços diversos na área rural.
COMEMORAÇÃO
A Amuvi completou 50 anos de fundação no último dia 12. A entidade, que reúne prefeitos de 26 municípios da região, foi criada em 12 de julho de 1969, numa reunião em Jandaia do Sul, inicialmente com a participação de apenas cinco municípios: Jandaia do Sul, Marumbi, Bom Sucesso, Cambira e Kaloré. O primeiro presidente foi o então prefeito de Jandaia do Sul, Hermínio Vinholi.
Para lembrar a data, a associação está organizando um jantar festivo nos próximos dias, o qual deverá contar com a presença do governador Ratinho Junior e demais personalidades que foram partes integrantes da associação neste período.

Associação está bem representad
Para o presidente Ylson Álvaro Cantagallo, o Gallo, a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) tende a se fortalecer cada vez mais e consolidar seu prestígio em nível de Paraná. Ele observa que a associação conta com importantes lideranças políticas junto ao governo do Paraná, como o próprio governador Ratinho Junior, que tem suas raízes no Vale do Ivaí (Jandaia do Sul); e dos secretários estaduais da Saúde, Beto Preto, ex-prefeito de Apucarana e ex-presidente da Amuvi, e do Desenvolvimento Urbano, João Ortega, que é de Jandaia do Sul. 
No início do ano, inclusive, foi a primeira associação regional de municípios, entre as diversas existentes no Paraná, a ser recebida pelo governador Ratinho Junior, que assumiu o compromisso de dar atenção especial ao Vale do Ivaí.
Além disso, a associação conta com parlamentares influentes nas esferas estadual e federal, que têm suas bases políticas e eleitorais na região. Entre eles podem ser citados os deputados estaduais Delegado Jacovós (PR), Arilson Chirato (PT), Artagão Junior (PSB), Ademar Traiano (PSDB), Alexandre Curi (PSB), Nelson Justus (DEM) e Tiago Amaral (PSB) e federais Sérgio Souza (MDB) e Luísa Canziani (PTB).
Na opinião de Gallo, com esta união de forças políticas, a Amuvi tem condições de executar projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social do Vale do Ivaí. (E.C)