POLÍTICA

min de leitura - #

Novo Itacolomi concede título de cidadania para Beto Preto

Edison Costa

| Edição de 28 de novembro de 2022 | Atualizado em 28 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Novo Itacolomi concede título de cidadania para Beto Preto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira, a Câmara de Vereadores de Novo Itacolomi fez a entrega do título de Cidadão Honorário do município ao secretário de Estado da Saúde e deputado federal eleito Beto Preto (PSD), também ex-prefeito de Apucarana. A homenagem, de autoria do vereador Márcio Fabrício de Oliveira (PL), foi aprovada por unanimidade dos vereadores.

Além dos nove vereadores, participaram da sessão o prefeito Moacir Andreola (PSD), vice-prefeito Wilson Romualdo (União Brasil) e os ex-prefeitos Roberto Munhoz (MDB), popular Polaco da Pá, e Jesuel de Oliveira. Todos usaram da palavra para enaltecer o trabalho e a trajetória política de Beto Preto, em especial da sua atuação como médico quando trabalhou em Novo Itacolomi em 1994. 

Também prestigiaram o evento o deputado estadual Artagão Junior (PSD), o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), o presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Franciley Preto Godói Poim (PSD), o presidente da Câmara de Cambira, Cléber Alexandre Torres (Cidadania), popular Coxa, e o chefe do Núcleo Regional da Educação de Apucarana,Vladimir Barbosa, além de vereadores de Cambira e Borrazópolis, entre outras lideranças políticas da região.

O vereador autor da proposta, Márcio Fabrício de Oliveira, apresentou a biografia de Beto Preto para justificar a homenagem. “Beto Preto é um médico e político brasileiro, ex-prefeito de Apucarana, neto de pioneiros de Apucarana, tendo seus avós chegado à cidade em 1.949. Formou-se em Medicina e sua primeira cidade a atuar como médico foi Novo Itacolomi, em 1994”, diz trecho da mensagem encaminhada pelo vereador. 

O secretário Beto Preto agradeceu a homenagem e relembrou o tempo em que iniciou sua carreira profissional como médico em Novo Itacolomi. Ele disse se sentir de fato, agora, um filho de Novo Itacolomi. “Este município foi a casa do meu primeiro emprego, quando exerci a profissão de médico no postinho de saúde”, disse, destacando que esta homenagem aumenta sua responsabilidade para com a população de Novo Itacolomi. “Nosso compromisso com Novo Itacolomi se fortalece a cada dia”, afirmou.

No pleito de 2 de outubro deste ano, Beto Preto foi eleito deputado federal com 206.885 votos, sendo o quarto mais votado do Paraná. Além de ter sido prefeito por duas vezes em Apucarana ele ganhou projeção no Paraná como secretário estadual da Saúde, nesta gestão do governador Ratinho Junior (PSD), tendo um trabalho reconhecido em todo o Estado e nacionalmente no combate à pandemia da Covid-19.