POLÍTICA

min de leitura - #

Para presidente da Amuvi, associação está mais forte

Ivan Maldonado

| Edição de 20 de dezembro de 2015 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na primeira reunião de 2016 da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), marcada para o dia 23 de janeiro, o prefeito de Ivaiporã e presidente da associação, Luiz Carlos Gil (PSDB), transmite o cargo para a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri (DEM). Durante esta semana, Carlos Gil conversou com a reportagem da Tribuna e fez uma análise dos três anos em que presidiu a Amuvi. Ele destacou o fortalecimento político da associação no Estado e também algumas conquistas para o Vale do Ivaí fruto a atuação dos prefeitos da associação.

Imagem ilustrativa da imagem Para presidente da Amuvi, associação está mais forte

“Pelo que ouvimos das lideranças do Estado, a Amuvi é hoje uma entidade reconhecida como das mais atuantes entre as 19 microrregiões do Paraná. Travamos importantes discussões nas mais variadas áreas, como infraestrutura, saúde, educação, segurança-pública e esporte. Outra batalha importante foi com a Copel para que ela continuasse com o serviço de manutenção pública”, destaca Carlos Gil.

Segundo o prefeito, os municípios do Vale do Ivaí são os únicos no Estado que não assumiram os ativos da iluminação pública e a responsabilidade da manutenção continua por conta da Copel. “Isso por força de uma ação judicial que não está encerrada. Mas acreditamos que até que a ação se encerre o Senado derrube a resolução da Aneel que transfere os ativos das concessionárias de energia elétrica para os municípios”.

Durante os últimos anos, a Amuvi também recebeu a presença do governador Beto Richa (PSDB) e de todos os secretários de Estado. “Foi algo inédito para a associação”, comenta.

QUEDA DE JUROS

Carlos Gil também lembrou a queda de juros cobrada junto ao Governo Estadual para financiamentos às prefeituras, através do Sedu, que foi uma reinvindicação dos prefeitos da associação já na primeira reunião da sua gestão em 2013 com a presença do governador Beto Richa. “O Estado cobrava TJLP mais 5%. A partir da nossa reivindicação, todos os pequenos municípios do Paraná foram beneficiados e o juro foi zerado”, observa.

Carlos Gil acredita que foi uma gestão positiva. “Atiramos para tudo quanto é lado. Nesta última semana mesmo, estivemos reunidos no DER em Curitiba reivindicando melhorias para nossas estradas”.

Imagem ilustrativa da imagem Para presidente da Amuvi, associação está mais forte

Com relação às reuniões mensais, ele diz que foram participativas, com os prefeitos fazendo a pauta e sempre com mais de 80% de presença. “A participação maciça dos prefeitos durante a minha gestão foi algo que me deixou muito feliz. Só tenho a agradecer a cada um, pelo empenho e compromisso com o Vale do Ivaí”.

Carlos Gil também falou das expectativas com a nova presidente que assume o comando da Amuvi em janeiro. “A associação vai continuar em boas mãos. Confiamos plenamente na Regina. Ela foi minha vice-presidente desde a primeira gestão e tenho certeza que ela tem plenas condições de dar continuidade ao trabalho”, completou Carlos Gil.