POLÍTICA

min de leitura - #

Pesquisa mantém ampla liderança de Ratinho Jr. na corrida ao Governo

Da Redação

| Edição de 18 de agosto de 2022 | Atualizado em 18 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Pesquisa mantém ampla liderança 
de Ratinho Jr. na corrida ao Governo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Pesquisa do Instituto Ipespe divulgada nesta quinta-feira mostra Ratinho Junior (PSD), candidato à reeleição, na frente na corrida para o Palácio Iguaçu. O governador lidera a pesquisa com 55% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Roberto Requião (PT) com 19%. A pesquisa foi realizada entre 13 e 15 de agosto.

Na sequência, aparecem empatados a candidata do PSOL, professora Ângela Machado, e o do PDT, ex-deputado federal Ricardo Gomyde, com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Branco e nulos somam 14% e não sabe ou não respondeu, 10%.

O ex-governador e ex-senador Roberto Requião é o candidato mais rejeitado, com 45%, seguido de Ratinho Júnior com 19%, Professora Angela Machado 8%, Vivi Motta (PCB) 7%, Joni Correia (DC) 6%, Gomyde 6% e Professor Ivan (PSTU) 5%.

PRESIDÊNCIA

No Paraná, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também continua na frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na disputa pelo Palácio do Planalto. Na pesquisa Ipespe, o atual presidente da República está com 49% das intenções de voto, contra 29% de Lula. O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro lugar com 7%, enquanto a candidata do MDB, Simone Tebet, está com 3%.

O Instituto Ipespe ouviu via telefone 1.000 eleitores acima de 16 anos de todas as regiões do Paraná, entre os dias 13 e 15 de agosto. 

A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos BR-03631/2022 e PR05888/2022.


Alvaro Dias leva ligeira vantagem sobre Sergio Moro 

O Instituto Ipespe também mensurou as intenções de voto para a corrida ao Senado do Paraná. Pela pesquisa, o atual senador Alvaro Dias (Podemos), que tenta mais um mandato, lidera nas intenções de voto. Ele está ligeiramente na frente com 31%, seguido pelo ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil), que tem 27%.

Em terceiro lugar, aparece o candidato do PL, Paulo Martins, com 9%. Aline Sleutjes (Pros) e Orlando Pessuti (MDB) estão empatados com 3% das intenções de voto. Também estão empatadas as candidatas Desiree (PDT) e Rosane Ferreira (PV), com 1% das intenções de voto. Laerson Matias (PSOL) não pontuou. Nenhum, brancos e nulos somam 13%. Não sabe/não responderam somaram 12%.

A divulgação dos resultados havia sido impedida em decisão liminar concedida em ação impetrada pela candidata Aline Sleutjes e foi liberada nesta quinta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) .