O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), encaminhou nesta quinta-feira (11) uma notificação extrajudicial ao ex-prefeito Miguel Amaral (Podemos). Gil teve seu nome citado pela defesa de Amaral, que aparece na lista de agentes com contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), e refuta ter suas condições eleitorais equiparadas ao adversário.
Em reportagem, o advogado Rodrigo Teixeira afirmou que o processo que gerou a desaprovação das contas de Miguel Amaral citava também os ex-prefeitos Luiz Carlos Gil, Celio Pereira e Cyro Fernandes Correia Júnior.
Segundo o prefeito Carlos Gil, que classifica a notícia como fake news, a afirmação da defesa distorce a verdade, uma vez que ele e os demais ex-prefeitos citados foram absolvidos no processo, diferente do ex-prefeito Miguel Amaral, que foi condenado.
“De uma simples leitura do acordão em apreço, não precisando ser especialista para interpretar, verifica-se que o julgamento pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná considerou as contas de Miguel irregulares, enquanto na de Luiz Carlos Gil constou uma ressalva, o que certamente diferencia as decisões e comprovam que não se trata de situações idênticas”, destaca a notificação a que a reportagem teve acesso.
Segundo o prefeito, que apresentou certidões do TCE que certificam não haver qualquer pendência em suas contas, também é importante ressaltar que os candidatos aptos a participar do pleito serão definidos apenas após análise e julgamento de pedido de registro de candidatura pela Justiça Eleitoral, que vai apreciar, entre outros pontos, as contas apontadas como irregulares pelo TCE relacionadas a Roberto Miguel do Amaral.
Carlos Gil e Miguel Amaral são pré-candidatos à Prefeitura de Ivaiporã.