POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito de Faxinal faz balanço das ações na Câmara

Edison Costa

| Edição de 20 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Faxinal, agora sob a presidência novamente do vereador Paulo Vítor Portela (PSD), o Paulinho Portela, realizou na segunda-feira à noite a primeira sessão ordinária deste ano após o recesso parlamentar. A sessão contou com a presença do prefeito Ylson Cantagallo (MDB), o Gallo, que fez um balanço dos problemas e das conquistas destes dois anos de mandato.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de Faxinal faz balanço das ações na Câmara


A sessão também marcou a posse do suplente Marcelo Fabiano dos Santos (PPS), o conhecido Katarino, que assumiu a vaga deixada pela vereadora Hanna Bartz (PTC), que está assumindo o comando da Secretaria Municipal da Mulher de Faxinal.
O presidente Paulinho Portela deu as boas-vindas a todos os vereadores e reafirmou seu compromisso de atuar com transparência na administração do Legislativo e com respeito aos princípios democráticos no plenário da Casa. Segundo ele, todo ato, todo projeto de lei que entrar ou sair da Câmara estará publicado no Portal da Transparência e qualquer pessoa poderá acessar.
O prefeito Gallo, por sua vez, enumerou alguns problemas encontrados no início do mandato e também falou das conquistas em diferentes setores, principalmente na área de saúde. Ele assinala que, quando assumiu, a saúde pública de Faxinal tinha sete médicos, hoje tem treze; tinha três dentistas, hoje tem oito; tinha um fisioterapeuta, hoje tem quatro; tinha um ônibus ano 84 transportando pacientes, hoje tem quatro novos, além de outros veículos para a saúde todos seminovos. 
O município, diz, tinha uma dívida de R$ 180 mil com o Cisvir (Consórcio de Saúde) referente a 12 meses em atraso sem empenho. “Paguei todas as contas do passado, botei a casa em dia e dobrei o número de atendimentos no agendamento”, afirmou.
O prefeito também explicou os motivos da transferência da cobrança da taxa de coleta de lixo do carnê do IPTU para a conta de água da Sanepar.