POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos de Apucarana e Arapongas recebem presidente da Sanepar

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os prefeitos de Apucarana, Junior da Femac, e de Arapongas, Sérgio Onofre, receberam ontem a visita do presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Cláudio Stabile. Os prefeitos discutiram as demandas nos municípios, principalmente obras para ampliação das redes de esgoto. As reuniões também serviram para a apresentação do novo gerente geral da região Nordeste do Estado, Luiz Nacayma. 

Em Apucarana, foi tratada a expansão da rede de esgoto nas regiões do Jardim Interlagos, Distrito do Pirapó, Vila Reis e Jardim Curitiba, o que eleva a cobertura de 80% para 90% do atendimento do serviço de coleta e tratamento de esgoto no município. Também foi discutido o planejamento para expansão do aterro sanitário de Apucarana.
“Apucarana e Sanepar têm uma parceria que vai de encontro à visão da empresa de estreita cooperação com os municípios”, afirma o prefeito Junior da Femac.

Arapongas
Em Arapongas, Stabile reforçou ao prefeito Sérgio Onofre o acordo trazendo novos parâmetros para os serviços na cidade. O objetivo é fazer valer as cláusulas que constam em contrato, alavancando o atendimento com rede coletora de esgoto, atingindo 80% do município, que hoje, está em 66,36%. No entanto, a Sanepar garantiu que os esforços serão para que a rede coletora alcance os 90% de abrangência. 
“Com essas obras, a previsão é que o atendimento com rede coletora chegue a 80% em 2022. É a retomada do fôlego, com serviços necessários e que antes estavam engessados. Dessa forma, atingiremos metas que na verdade já estavam previstas”, afirmou Onofre.
O prefeito pontou também outras ações necessárias, como ampliação das estações de tratamento de esgoto (ETEs), implantação de estações elevatórias e mais 58 quilômetros de rede coletora, que vão garantir 3,9 mil ligações de esgoto para a Região Sul da cidade.
Durante o encontro, foi pautada também a viabilidade de levar abastecimento de água ao novo Parque Industrial Francisco Marcos Pennacchi, onde será a sede do Campus Avançado Arapongas do Instituto Federal do Paraná (IFPR).