POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos do Vale buscam apoio da Itaipu para asfaltar estradas

Da Redação

| Edição de 04 de julho de 2024 | Atualizado em 04 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Prefeitos do Vale buscam apoio da Itaipu para asfaltar estradas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em busca de impulsionar o progresso e o desenvolvimento do Vale do Ivaí, os prefeitos José Roberto Furlan (Cidadania), de Jardim Alegre, Primis de Oliveira (PSD), de Godoy Moreira, Deodato Matias (MDB), de Arapuã, e Antônio Ribeiro da Silva (União Brasil), o Toninho do Café, acompanhados de vereadores e lideranças dos municípios, se reuniram no final da tarde de quarta-feira na sede administrativa da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O objetivo do encontro foi buscar apoio financeiro para a pavimentação asfáltica de estradas vicinais que interligam os municípios.

Na ocasião, os representantes do Vale do Ivaí apresentaram ao assessor especial da direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, Newton Ricardo de Almeida, projetos detalhados para a pavimentação em Tratamento Superficial Triplo (TST) de trechos estratégicos de estradas da região. 

Os projetos englobam um total de 41,54 km de vias a serem pavimentadas, com um investimento previsto de            R$ 20.569.426,75.

Os trajetos a serem contemplados com a pavimentação asfáltica incluem a ligação entre Arapuã e Godoy Moreira, passando por Jardim Alegre, totalizando 28,179 km. 

Outro trecho é o que liga Jardim Alegre a Grandes Rios, com 13,368 km, onde o Governo do Estado tem projeto para a construção de uma ponte. 

A direção da Itaipu Binacional reconheceu a relevância da iniciativa para o desenvolvimento regional e solicitou alguns ajustes técnicos nos projetos apresentados. 

A empresa também se comprometeu a incluir a proposta no seu orçamento para análise e eventual viabilização.

PROGRAMA

Através do programa “Itaipu mais que energia”, a hidrelétrica tem disponibilizado recursos para execução de projetos ambientais e de infraestrutura para os 399 municípios do Paraná, além de 35 do Mato Grosso do Sul. O valor dos investimentos chega perto de     R$ 1 bilhão.

Os recursos podem ser utilizados nas áreas de saneamento ambiental, energias renováveis, manejo integrado do solo e da água, e obras sociais, comunitárias e de infraestrutura urbana e rural. 

Além dos investimentos da Itaipu, os projetos devem ter uma contrapartida de acordo com a arrecadação do município.

O programa é considerado um marco para a atual gestão da Itaipu, que tem à frente o ex-deputado federal Ênio Verri, envolvendo as seis diretorias da margem brasileira. A iniciativa consolida a ampliação da área de influência da usina, diretamente relacionada à vida útil do reservatório de Itaipu e, consequentemente, à produção de energia.