A Prefeitura de Arapongas, que está expandindo a rede municipal de educação com novas escolas e centros infantis, convocou nesta semana 262 profissionais aprovados no último concurso público. De acordo com o prefeito, Sérgio Onofre da Silva (PSC), com o aumento de alunos no início do ano letivo e com novas instituições funcionando houve necessidade de ampliar o quadro de servidores. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, neste ano mais 1,8 mil novos alunos foram matriculados nas instituições de ensino, totalizando 12,2 mil estudantes.
“Temos três Cemeis novos o Professora Maria Hilda Santiago Grassano, no Conjunto San Raphael II, Sônia Saikawa Koga, do Jardim Bandeirantes, e a nova sede do CMEI Ismênia Antoniolli Grassano, no Jardim Vale das Perobas II; este em avançada construção. A convocação também visa suprir a defasagem do quadro de funcionários que aumentou com a aposentadoria de muitos professores e outros servidores”, informa.
O secretário municipal de Educação, Luiz Roberto dos Santos, detalha que foram chamados 222 servidores em caráter imediato, mais 40 a serem convocados em uma segunda etapa, nos próximos dias. Serão convocados agora 17 professores de Educação Infantil; 130 professores do Ensino Fundamental; 10 professores de Educação Física; 15 cozinheiras; 30 auxiliares de serviços gerais e 20 cuidadoras. Os profissionais serão destinados para Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).
“A cada dia que passa a cidade cresce e é difícil de contemplar todo mundo. A fila de espera entre o ensino fundamental e infantil tem mais de 1,5 mil alunos. O prefeito tem se empenhado para expandir a rede, ofertar uma educação de qualidade que absorva todos os alunos”, afirma o secretário.
NOVO PISO
O prefeito adiantou que a próxima reunião da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), entidade que ele preside, vai discutir sobre o reajuste de 33,24% no piso dos professores da educação básica. A portaria que oficializou o aumento foi assinada na última sexta-feira (4) pelo presidente Jair Bolsonaro elevando a remuneração mínima para R$ 3.845 em todo o País.
“É preciso esclarecer mais sobre o piso. Não é uma lei, é uma resolução. Os sindicatos dizem que é para aumentar os salários em 33%, mas na verdade esse aumento deve ser concedido para os profissionais que ainda não atingiram o piso. Em Arapongas temos 55 professores que ainda não atingiram o piso”, comenta.
O prefeito enfatiza que algumas prefeituras da região podem estourar a folha de pagamento se acaso pagarem o reajuste. “Faremos uma reunião na Amepar com técnicos e juristas para esclarecer melhor sobre o piso”, afirma.