POLÍTICA

min de leitura - #

Projeto de deputado lembra as vítimas do holocausto

Da Redação

| Edição de 25 de janeiro de 2024 | Atualizado em 25 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Projeto de deputado lembra as vítimas do holocausto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O dia 27 de janeiro tem sido marcado em vários países do mundo por celebrações mundiais em homenagens às vítimas do Holocausto. Nesta data, há 79 anos, eram libertados do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau os sobreviventes da barbárie nazista. No Paraná não é diferente e a Assembleia Legislativa, através da Lei 15.829/2008, incluiu o Dia em Memória das Vítimas do Holocausto no Calendário Oficial do Estado do Paraná.

A iniciativa do deputado Nelson Justus (União Brasil) recebeu o apoio de todos os parlamentares. O objetivo é duplo: servir como uma data anual de homenagem aos seis milhões de judeus mortos no Holocausto e de milhões de outras vítimas do regime nazista e promover a educação sobre o Holocausto. A data foi instaurada inicialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005.

“O nosso projeto foi aprovado em 2008 por unanimidade para mostrar que a memória da dor nos educa. Nós temos o dever de passar adiante, para todas a gerações, o que foi o Holocausto, o malefício, o que significou a morte de seis milhões de judeus, que foram perseguimos e massacrados”, justificou Nelson Justus.

“E um estado como o Paraná, que mostra preocupação e reconhecimento com a dignidade humana, faz com que perpetuemos a memória deste povo tão sofrido que é o povo judaico. Nós temos o dever de mostrar a todos, principalmente aos negativistas, que acham que não aconteceu. Hoje assistimos pela televisão a guerra naquele país. Por isso, é muito importante essa lei para que possamos cultuar a memória de um povo que nós temos muito orgulho”, reforçou o deputado. (DA REDAÇÃO)