POLÍTICA

min de leitura - #

Projeto de lei autoriza criação da Secretaria de Segurança em Apucarana

Fernando Klein

| Edição de 28 de abril de 2023 | Atualizado em 28 de abril de 2023
Imagem descritiva da notícia Projeto de lei autoriza criação da Secretaria de Segurança em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana vota na sessão ordinária da próxima terça-feira (2) projeto de lei que autoriza a Prefeitura a criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, a Patrulha Escolar Municipal e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu). A proposta é de autoria dos vereadores Mauro Bertoli (União) e Tiago Cordeiro (MDB). 

Mauro Bertoli explica que a preocupação com a segurança das crianças nas escolas e creches -com os casos recentes de violência registrados em outros estados - reforçou a necessidade de ampliar o número de guardas municipais e também de dotar o município de uma secretaria específica para tratar da área. 

“O município já é responsável pelo trânsito e também pela segurança dos prédios públicos. Com a criação da Patrulha Escolar e da Romu, a Guarda Municipal precisará ser ampliada. Assim, nada mais correto do que ter uma estrutura própria de segurança pública no município”, assinala o vereador. 

Tiago Cordeiro acrescenta que a secretaria é importante para organizar as ações. “Atualmente, a Guarda Municipal é vinculada ao gabinete, enquanto o trânsito está sob responsabilidade do Iddeplan (Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana). Com a criação da secretaria, essa pasta centralizará a gestão, permitindo uma maior eficiência na coordenação das atividades e uma atuação mais eficaz”, afirma. 

O vereador assinala que Apucarana tem cerca de 140 mil habitantes e, embora a segurança seja responsabilidade do Estado, é fundamental que também mantenha uma estrutura municipal para melhorar a segurança. 

“O município vem crescendo a cada ano e, com isso, aumentam também os problemas envolvendo a segurança. É preciso dar uma resposta à população”, diz. 

Com a criação da secretaria, afirma Tiago Cordeiro, o município terá maior autonomia para discutir a ampliação da atuação da GCM, hoje mais focada na proteção de prédios municipais. 

A criação da Romu, segundo ele, abre caminho para uma atuação mais ostensiva, de apoio à Polícia Militar (PM). “Eu defendo, inclusive, uma guarda armada. A criação da secretaria é um passo para discutir mudanças”, completa o vereador. (FERNANDO KLEIN)