Um dos fundadores do antigo MDB, o ex-prefeito de Arapongas por três mandatos, ex-deputado federal constituinte e ex-deputado estadual também por três vezes, Waldyr Pugliesi, 85 anos, manifestou ontem apoio à chapa “Sempre MDB”, encabeçada pelo ex-governador e ex-senador Roberto Requião. A convenção para eleição da nova executiva estadual do partido acontece neste sábado, em Curitiba.
Pugliesi, que também foi vereador por dois mandatos em Arapongas na década de 60, foi o primeiro presidente da comissão provisória do MDB do Paraná quando da sua fundação e posteriormente presidente do PMDB quando da mudança de sigla.
Com esse currículo partidário, Waldyr Pugliesi diz que se sente à vontade e tem autoridade para falar dessas eleições internas do MDB. “O partido, desde a primeira hora, teve um objetivo claro, através do seu programa, de combate aos desmandos da ditadura que se instalou no país através do golpe de 1964”, lembra ele”. Mas não só isso! Não aceitamos preconceitos, somos contra todos eles”, esclarece. Para o ex-deputado, o MDB é aquele partido que defende as matas, os rios e as riquezas nacionais que devem ser dos brasileiros. “Defendemos a liberdade de expressão em todos os sentidos. Defendemos a Democracia e o Estado Democrático de Direito. Tivemos presos, torturados, assassinados por aqueles que tomaram o poder”, destaca, lembrando que tanto o MDB como o PMDB sempre estiveram no comando da luta em favor do Brasil.
Pugliesi observa, no entanto, que a direção do partido, de uns tempos para cá, não trilha o caminho que a história lhe confiou. “A chapa ‘MDB de Todos’ é de quem? De todos? Quem são esses todos. Aqueles que nunca falaram nada contra os incêndios no Pantanal e na Amazônia? Aqueles que nunca levantaram a voz contra o desmatamento criminoso da Amazônia, que não defendem as terras indígenas? Aqueles que não defendem a Sanepar, a Copel, o Banco Central, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal?”, ironiza Pugliesi, acrescentando que “o MDB não é enconderijo de bolsonaristas inimigos da vacina e negacionistas e que acreditam que a terra é plana”.