POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr. lidera corrida com 50%, contra 22% de Requião

Edison Costa

| Edição de 31 de agosto de 2022 | Atualizado em 31 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Ratinho Jr. lidera corrida com 50%, contra 22% de Requião

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto Opinião divulgou nesta quarta-feira a primeira pesquisa de intenção de votos no Paraná, realizada após início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que começou no dia 26 de agosto. Pelo levantamento, o governador Ratinho Junior (PSD) tende a vencer as eleições de 2 de outubro, podendo ser reeleito em primeiro turno.

De acordo com a pesquisa, Ratinho Junior aparece com 50% da preferência do eleitorado paranaense, seguido do ex-governador e ex-senador Roberto Requião (PT), com 22%. Na sequência vêm Ricardo Gomyde (PDT), com 2%, e a Professora Ângela (PSOL), com 1%. Os demais candidatos Joni Correa (DC), Professor Ivan (PSTU), Vivi Mota (PCB), Solange Bueno (PMN) e Adriano Teixeira (PCO) não pontuaram. 

Somados, os indecisos e os que preferiram não opinar são 15%.

O levantamento também mostra que, se a eleição fosse hoje, na soma dos votos válidos, Ratinho Junior teria 65%; Requião, 29%; e Gomyde, 3%.

O Instituto Opinião ouviu 1,2 mil pessoas em 52 municípios do Paraná, com idade acima de 16 anos, entre os dias 28 e 30 de agosto e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A consulta foi registrada no TRE (PR-09894/2022) e no TSE (BR-03073/2022).

Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã de ontem, em Curitiba, o diretor do Instituto Opinião, sociólogo Arilton Freres, fez uma análise da corrida eleitoral no Paraná rumo ao Palácio do Iguaçu. Segundo ele, a pesquisa mostra uma situação muito confortável para o governador Ratinho Junior, com uma distância muito grande para o ex-governador Roberto Requião. “Com pouco mais de 30 dias para a eleição, resta saber se vai acontecer algum movimento ou fato novo que diminua esse favoritismo de Ratinho, mas os sinais até o momento são de muita tranquilidade para ele”, avalia.


Alvaro garante vantagem para o Senado 

Com relação à disputa pela única vaga em jogo ao Senado Federal, de acordo com a pesquisa do Instituto Opinião, o atual senador Alvaro Dias (Podemos) aparece em primeiro lugar, com 32% das intenções de voto, contra 23% do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil). Em seguida aparecem Paulo Martins (PL), com 8%; Aline Sleutjes (PROS), 2%; Orlando Pessuti (MDB), com 2%; Rosane Ferreira (PV), 2%; e Desiree (PDT), com 1%. Os demais candidatos Laerson Matias (PSOL), Dr. Saboia (PMN) e Roberto França (PCO) não pontuaram. Os indecisos ou não souberam responder somam 16%; nulos e brancos, 8%, e não opinaram, 6%.

Segundo o diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres, a campanha de Sérgio Moro apresenta uma dificuldade em crescer e se aproximar do senador Alvaro Dias. “Não é uma diferença muito grande, mas vale lembrar que na eleição para o Senado o voto tende a ser decidido mais no final. Dá para perceber isso pelo número de indecisos e dos que não opinaram, cerca de 23%, que podem reverter a vantagem de Dias e decidir a eleição”, diz Freres.