POLÍTICA

min de leitura - #

Região tem cinco cidades com mais eleitores que habitantes

Cezar Neves

| Edição de 01 de outubro de 2020 | Atualizado em 01 de outubro de 2020

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que, no Vale do Ivaí, cinco cidades têm mais eleitores do que habitantes. O município de Borrazópolis desponta no Paraná como a localidade de maior população com essa diferença. 

Segundo o IBGE, Borrazópolis tem a população estimada em 6.439 habitantes, no entanto tem 6.721 eleitores cadastrados no TSE. Ariranha do Ivaí tem a maior diferença em números absolutos, com 2.066 habitantes e 2.254 eleitores. Lidianópolis aparece em seguida, com 3.231 habitantes e 3.491 eleitores. Já Rosário do Ivaí tem 4.689 habitantes e 5.029 eleitores, além de Arapuã, com 3.009 habitantes e 3.183 eleitores.

O coordenador do IBGE em Apucarana, Berenildo Chagas, explica que isso se deve à migração das pessoas, sobretudo em cidades pequenas. “Muitas pessoas se mudaram desses municípios, mas mantêm o título na antiga cidade. Como o TSE não tem como conferir casa por casa, o eleitor pode levar o comprovante de endereço antigo e confere o voto naquela cidade. Toda eleição é um ‘evento de democracia’ para muitas pessoas, que preferem não mudar o domicílio eleitoral e aproveitam para visitar familiares e amigos”, explica.

Flávio Ribeiro, analista do Judiciário da Justiça Eleitoral na Comarca de Faxinal, à qual pertence o município de Borrazópolis, explica que houve uma readequação de alguns títulos de eleitor pelo TSE. “O TSE liberou cerca de 809 inscrições que foram canceladas ano passado pelo não comparecimento na revisão biométrica. Então o correto seria dizer que Borrazópolis tem 5.912 eleitores regulares”, ressalta.
O estado do Paraná todo tem o total de 22 cidades com esses números opostos, que chamam atenção nas eleições. Segundo o TSE, os municípios dentro desse levantamento têm no máximo 7 mil habitantes, com a variação numérica de 37 a 1.629 pessoas.
No Brasil, os dados do IBGE, cruzados com o TSE, apontam que são 493 (contra 308, nas eleições de 2018), as cidades em que constam mais eleitores que habitantes. Especialistas, dizem que os motivos vão desde desatualização de informações pelo instituto até possibilidade de fraudes nos municípios.