POLÍTICA

min de leitura - #

Waldyr e Irondi Pugliesi estão fora das eleições

Edison Costa

| Edição de 06 de agosto de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O PMDB de Arapongas realizou anteontem convenção municipal com vistas a indicar seus candidatos a prefeito, vice e a vereadores, assim como deliberar sobre possível coligação nas eleições de 2 de outubro deste ano. No entanto, o partido tomou uma decisão que, a princípio, não era esperada nos meios políticos locais e nem pela população.

Imagem ilustrativa da imagem Waldyr e Irondi Pugliesi estão fora das eleições

A convenção decidiu que o PMDB não vai lançar candidato a prefeito ou vice, apenas uma chapa pura de candidatos a vereadores. Esta chapa também não fará coligação com nenhuma sigla na proporcional, vai sozinha para a disputa visando vaga na Câmara Municipal.

Durante a convenção, o pré-candidato a prefeito Waldyr Pugliesi (80 anos) anunciou que não será candidato a nada e que também não vai apoiar qualquer candidato a prefeito de outro partido. O mesmo anunciou sua esposa Irondi Pugliesi (69), que detém mandato de vereadora na atual Legislatura. “Esta é uma decisão familiar que eu e a Irondi já havíamos tomado antes”, disse Waldyr Pugliesi. Segundo ele, os próprios companheiros de partido já estavam sabendo desta decisão, embora se tenha cogitado nos meios políticos locais que ele seria candidato a prefeito. “Vamos ficar neutros nesta campanha eleitoral em Arapongas”, garantiu Waldyr.

O PMDB compôs uma chapa de 20 candidatos ao Legislativo Municipal. Conforme Waldyr, trata-se de um grupo forte de lideranças, que pode eleger duas cadeiras na Câmara.

HISTÓRICO

Waldyr Pugliesi é hoje o principal símbolo da política em Arapongas. Ele foi vereador por dois mandatos, três vezes prefeito do município, uma vez deputado federal constituinte e cinco vezes deputado estadual.

Também foi secretário estadual dos Transportes e diretor do Porto de Paranaguá.

Waldyr Pugliesi foi um dos fundadores do antigo MDB no Paraná, na época da ditadura militar, e também do PMDB, partido onde sempre militou posteriormente na sua vida pública.

Já sua esposa Irondi Pugliesi foi secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Arapongas, duas vezes vereadora e três vezes deputada estadual, além de ter representado o Brasil em várias conferências mundiais.

CONCORRENTES

Com a desistência de Walldyr Pugliesi, Arapongas deverá ter quatro candidatos a prefeito no pleito deste ano. O atual padre Antônio José Beffa (PHS), que concorre à reeleição, e o ex-vereador Sérgio Onofre da Silva (PSC), que fizeram suas convenções ontem à noite, além do atual vice-prefeito Pedro Paulo Bazana (PV) e o ex-prefeito José Bisca (PSDB), que já tiveram seus nomes homologados em convenções. Até prazo final de registro de candidaturas, dia 15 de agosto, este quadro ainda poderá mudar.