POLÍTICA

min de leitura - #

Regras e locais de votação repetem primeiro turno

Da Redação

| Edição de 28 de outubro de 2022 | Atualizado em 28 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Regras e locais de votação repetem primeiro turno

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir das 7 horas desde sábado (29), a Justiça Eleitoral de Apucarana inicia o transporte das 306 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste domingo (30) na Comarca de Apucarana, que compreende também os municípios de Cambira e Novo Itacolomi. 

A chefe do Cartório Eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milanin, explica que a empresa contratada após a licitação no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) é quem fará a distribuição dos equipamentos, seguindo o mesmo esquema de segurança do primeiro turno. “Os profissionais que trabalham nesta empresa recolhem as urnas aqui no Fórum Eleitoral e levam nos locais onde irá ocorrer a votação neste domingo”, observa. 

Andrea assinala que não houve alteração nos locais de votação para o segundo turno. “Visitamos as escolas que tiveram mais filas para analisar a possibilidade de transferências para outros locais ou a abertura de novos locais. No entanto, como é apenas um voto neste segundo turno, deixamos para a próxima eleição, que será a municipal”, anuncia. 

Assim como os locais de votação, as orientações seguem o que ocorreu no primeiro turno, O uso de celular, por exemplo, continua proibido durante a votação neste domingo

Em relação aos documentos, segundo Andrea, se o eleitor tiver o e-título baixado no celular e também a biometria feita, já é o suficiente para que ele seja identificado pelo mesário. No entanto, se o eleitor tiver o e-título, mas não tem a biometria, Andrea diz que é necessário apresentar um documento de identificação, que pode ser o RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou outro documento com foto, além de Título de Eleitor. “Desta forma, o mesário vai conseguir encontrá-lo no caderno de votação com este documento”, explica.