Mais de 46 mil eleitores de Rolândia terão de voltar às urnas neste domingo para eleger um novo prefeito para o município. O pleito suplementar foi marcado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque o prefeito reeleito em 2012, Jhonny Lehman (PTB), teve o seu mandato cassado em abril de 2013 por supostas irregularidades durante o ano eleitoral.
Estão na disputa o prefeito interino e presidente licenciado da Câmara de Vereadores, José de Paula Martins (PSDB), que tem como candidato a vice o vereador Waldemar Moraes (PMDB), da coligação “Rolândia em boas mãos”; Luiz Francisconi Neto (PSDB), tendo como vice Aparecido Carlos de Souza (PSDB), conhecido como Professor Fiat, da coligação “Juntos construímos uma Rolândia melhor”; e o vereador João Artigo (PSB), que tem como vice o vereador Rodrigo Leocárdio Jorge (PP), popular Rodrigo do Locatelli, da coligação “Todos por Rolândia”. O pleito será realizado das 8 às 17 horas. São 135 urnas eletrônicas distribuídas em 17 locais de votação.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o eleito será conhecido trinta minutos depois de encerrada a votação. O novo prefeito vai conduzir o município em um mandato tampão até dezembro de 2016. Antes disso, em 2 de outubro do ano que vem, os eleitores voltam às urnas para as eleições normais.
O mandato de Johnny Lehmann foi cassado em 2013, em primeira instância pela Comarca local, e no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) pela utilização indevida dos meios de comunicação durante a eleição de 2012, após um jornal impresso da cidade veicular notícias enaltecendo sua administração. A decisão da Justiça Eleitoral apontou que, no período de um ano, a tiragem do jornal alcançou mais de 20% da população de Rolândia e as edições tinham materiais de apoio à reeleição de Lehmann.
A defesa de Lehmann entrou com vários recursos no TSE, porém os ministros negaram todos os pedidos.
De acordo com o TSE, a nova eleição foi marcada para respeitar a supremacia do voto popular, uma vez que o presidente da Câmara de Vereadores, José de Paula Martins, não tem legitimidade para exercer o cargo até as eleições municipais de 2016.
Jhonny Lehman foi eleito no pleito de 2012 com 17.995 votos, correspondendo a 56,56% dos votos válidos. Ele teve como concorrentes o ex-prefeito Eurides Moura (PSDB), que obteve 10.739 votos, 24,06%; e Fábio Nagaroto (PT), que ficou na terceira colocação com 4.865 votos, ou seja, 10,90%.
Rolândia tem uma população estimada em 63,3 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além de Rolândia, também haverá nova eleição amanhã na cidade de Araripe, no Ceará.