A administração de Rosário do Ivaí busca caminhos para viabilizar o desenvolvimento sócio-econômico do município. E esses caminhos passam, necessariamente, pela melhoria das estradas, uma das prioridades elencadas pelo prefeito Ilton Shiguemi Kuroda. Para ele, a ação é fundamental para ampliar a produção agrícola, melhorar o escoamento das safras, além de decisiva para aumentar a geração de emprego e renda ao viabilizar também a industrialização. “Estradas boas melhoram a qualidade de vida de todos e viabilizam nosso projeto de futuro para a cidade”, justifica o prefeito.
Ilton Kuroda explica que, uma vez superadas as dificuldades iniciais impostas pela pandemia do Coronavírus, a gestão retoma o projeto de estimular atividades turísticas e de diversificação agrícola. Para ele, o futuro do município depende muito de atividades não agressivas ao meio ambiente.
“Vivemos numa região maravilhosa, um lugar agradável de se viver e precisamos preservar a qualidade de vida, buscando alternativas de renda que nos ajudem a preservar nossa qualidade de nossa vida”, afirma Kuroda.
Kuroda informa que está trabalhando para que seja constituída, em breve, uma cooperativa local de produtores rurais, como forma de qualificar e diversificar a atividade agrícola e também articula o desenvolvimento da cultura do bicho da seda.
Rosário conclui, nos próximos dias, o processo de licitação para pavimentação com pedras irregulares da estrada que liga a cidade ao distrito de Campineiro do Sul, num total de 18 quilômetros. Segundo o prefeito, os recursos do governo do Estado já estão disponíveis na conta. “Temos a convicção que essa obra vai mudar Rosário do Ivaí. Com essa estrada melhorada, vamos aumentar a produção, a diversificação rural, a qualidade de vida das pessoas. Mais produtivas e de acesso melhorado, as propriedades são valorizadas e tudo começa a fluir positivamente”, diz.
Kuroda também afirma que prioriza a pavimentação do distrito de Água Amarela e espera para breve a pavimentação da Vila Rural até Rosário, num trecho de 5 quilômetros, cuja emenda vem sendo articulada com representantes políticos.
Na parte de geração de emprego e renda, o prefeito Ilton Kuroda deve implantar nos próximos dias os projetos de dois barracões industriais conseguidos junto ao Governo do Estado. Mas o prefeito diz que atualmente vive um drama, que é não ter terrenos disponíveis para a implantação de novas indústrias na cidade. “Esse é um problema sério que estamos tentando corrigir rapidamente. Já acionamos nosso jurídico para encontrarmos solução para essa questão, como por exemplo, através de desapropriações de áreas”, comenta.
Para retratar a gravidade da questão da falta de terrenos, o prefeito lembra que recentemente o município perdeu um projeto de construção de 300 casas populares porque a prefeitura não tinha um terreno para indicar. “Vamos fazer tudo o que for possível para resolver essa questão”, diz.
Na cidade, informa o prefeito, já estão quase concluídas as obras da Praça da Santa, tradicional ponto de encontro da cidade, onde as pessoas costumam se encontrar e fazer caminhadas. O prefeito estima que a obra já esteja 90% concluída, depois de ter sido estendida ao longo de sua execução. “Também recebemos muitas emendas através de deputados, conseguimos o ginásio de esportes e também caminhões, que ganhamos do governo”, observa.
A reportagem na íntegra está disponível a partir das 16 horas no TNOnline.