POLÍTICA

min de leitura - #

Rotary promove sabatina com secretária de Saúde de Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 13 de março de 2024 | Atualizado em 13 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Rotary promove sabatina com secretária de Saúde de Ivaiporã

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na noite de terça-feira (12), o Rotary Club Ivaiporã promoveu uma sabatina com a secretária municipal de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão. O evento, realizado na Casa da Amizade, reuniu rotarianos, convidados e autoridades locais para discutir os desafios e perspectivas da Saúde Pública no município. 

A secretária respondeu a inúmeras perguntas sobre as ações de saúde desenvolvidas no município, principalmente na questão da dengue, que preocupa as autoridades públicas e a própria comunidade.

Cristiane, que assumiu a pasta no início da gestão Carlos Gil (PSD) e Marcelo Reis (MDB) em 2020, é formada em enfermagem e possui vasta experiência no setor. Ela é formada em enfermagem, foi presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – COSEMS/PR por seis anos, vice-presidente e atualmente diretora financeira Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS. Ela também foi secretária municipal de Saúde de Ubiratã.

Durante a sabatina, Cristiane apresentou os principais avanços da saúde em Ivaiporã nos últimos anos, como a ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família, a modernização da infraestrutura das unidades de saúde, contratação de novos profissionais e os investimentos na qualificação profissional, com objetivo de melhorar o atendimento. 

Também apresentou realizações confirmadas através de avaliações do Ministério da Saúde e do Prêmio Band que avaliam os indicadores, tais como mortalidade, meta de avanço vacinal, cuidados com hipertenso, diabetes, gestante, idosos, dentre outros. 

“Da nota do Ministério da Saúde do programa Previne Brasil nós passamos de 2,9 para 9,8 e com relação ao Prêmio Band nós fomos avaliados como o melhor município de 30 mil a 100 mil habitantes em 2023. Essa é a maior evidência que estamos no caminho certo, sabemos que temos muito a fazer ainda, mas a avaliação de órgãos competentes, que não levam em consideram análises subjetivas, mas sim objetivas que estão em sites de transparências, é a maior resposta deste trabalho que executamos nos últimos três anos”, enfatizou Cristiane. 

A epidemia de dengue em Ivaiporã foi outro tema em destaque na sabatina. A secretária municipal relatou que, graças ao trabalho intenso de limpeza dos quintais, fumacê e à união de esforços da Prefeitura, agentes comunitários, funcionários da saúde, meio ambiente, obras e viação, os números de casos começam a cair. 

“A gente está conseguindo respirar um pouco, mas não quer dizer que a gente pode acalmar”, disse Cristiane. 

Para o presidente do Rotary Club Ivaiporã, Jaime Menezes, a participação da comunidade na gestão pública é fundamental para esclarecimento de muitas questões da saúde local.