POLÍTICA

min de leitura - #

Saúde de Apucarana alerta para aumento do número de casos de covid-19

Fernando Klein

| Edição de 23 de novembro de 2022 | Atualizado em 23 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Saúde de Apucarana alerta para aumento do número de casos de covid-19

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O aumento de casos de covid-19 acendeu alerta em Apucarana. A situação ainda é considerada controlada, mas o município reforça o apelo para que a população busque pelas doses de reforço da vacina e também use máscaras em situações recomendadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR). 

Ontem, o município registrou 20 casos de covid-19. Na terça-feira (22), foram outros 25. Em novembro, Apucarana já soma 155 registros do novo coronavírus, o que representa uma média de 6,7 casos por dia. Em outubro, a título de comparação, Apucarana somou 52 casos no total, uma média diária de 1,7. 

O secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega, afirma que o aumento de casos gera preocupação com a chegada do final de ano, quando aumentam as confraternizações e viagens. “A gente não quer que se repita o que aconteceu em janeiro deste ano, quando a variante Ômicrom gerou aumento grande de casos na cidade”, afirma. Foram 8.675 registros da doença no primeiro mês do ano como reflexo das festas de dezembro. 

A preocupação agora é com a subvariante BQ.1 do coronavírus, que está circulando no país. Por isso, o secretário apela para que a população procure pelas vacinas de reforço, que estão disponíveis nos postos de saúde. Ele também observa que o município está seguindo a nova resolução da Sesa-PR, nº 786/2022, sobre o uso de máscaras. 

A determinação estabelece em caráter obrigatório a utilização da proteção por indivíduos com suspeita ou confirmação da doença, além de trabalhadores de saúde que tenham acesso direto a pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. O uso também é recomendado para pessoas imunocomprometidas, não vacinadas contra a Covid-19 ou com esquema vacinal incompleto, idosos, gestantes e puérperas com ou sem comorbidades, funcionários e visitantes de instituições de longa permanência para idosos e em ambientes fechados, de acesso coletivo, onde o distanciamento físico entre pessoas não possa ser assegurado. 

Segundo o secretário, o aumento de casos precisa servir de alerta para as pessoas. “É preciso tomar os cuidados necessários e, principalmente, buscar pela vacina de reforço para poder aproveitar o final do ano com a imunidade mais alta”, diz. 

O prefeito Junior da Femac (PSD) também destaca a importância de tomar todos os cuidados necessários. 

“Já passamos pelo auge da pandemia, foi e continua sendo muito doloroso, pois perdemos muitas vidas, e não queremos que volte, por isso, diante do alerta da possibilidade do surgimento de uma nova onda, estamos solicitando a toda nossa sociedade que reforcem os cuidados de proteção, conforme estabelece a resolução da Sesa”, frisou o prefeito Júnior da Femac.  (COLABOROU CLAUDEMIR HAUPTMANN)

Confira onde a vacina está disponível

A vacina contra a covid-19 está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Walter Lazarini, no distrito do Pirapó; Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz, no centro da cidade; Pedro Barreto, no distrito da Vila Reis; Marcos Sanches Mascaro, Núcleo Parigot de Souza; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.

Também de segunda-feira a sexta-feira, mas das 8h30 às 20h30, os apucaranenses podem buscar a vacina contra a covid nas UBS’s: Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Takaiti Metade, no Núcleo Dom Romeu; Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; e Antonio Chile, no Jardim Colonial.

Já aos sábados a vacinação contra a covid-19 é realizada somente da UBS Romeu Milani, região central, entre 8h30 e 17 horas. O posto de vacinação contra a Covic-19 no Ginásio Lagoão foi desativado.