POLÍTICA

min de leitura - #

Seções eleitorais de Apucarana terão novos locais de votação

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os eleitores de Apucarana precisam ficar atentos nas eleições deste ano, pois 20 seções eleitorais em três locais de votação, mudaram de endereço. As alterações foram propostas ainda em 2019.

“As mudanças foram feitas porque, em 2018, nós tivemos muitas reclamações por estarem lotados com dificuldades para instalação das seções, então mudamos”, pontua Andréa Milanin, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Apucarana.
A Justiça Eleitoral aproveitou para deixar os locais mais acessíveis aos eleitores. Dessa forma, nove seções deixaram o Colégio Mater Dei e foram transferidos para a Escola Mateus Leme; três passaram do Colégio dr. Tadashi Enomoto para a Escola Edson Giacomini e oito migraram do Colégio Santos Dumont para a Escola Professor Durval Pinto. “Nós fizemos isso antes mesmo da pandemia e a medida se mostrou um acerto, pois vai evitar aglomerações nestes locais, que são bem maiores e espaçosos para receber os eleitores”, pondera.
A comarca toda tem 32 locais de votação, sendo dois em Cambira, um em Novo Itacolomi e 29 em Apucarana. O município apucaranense terá, nestas eleições, sete novos locais de votação. São as escolas Mateus Leme, Dr. Edson Giacomini, Prof. Durval Pinto, Albino Biacchi, Papa João XXIII, Monsenhor Arnaldo Beltrami e Wilson Azevedo.
Outra dúvida que ainda paira nas eleições em Apucarana está relacionada à supressão da 179ª Zona Eleitoral, que teve os eleitores transferidos para a 28ª Zona Eleitoral. “Desde o final de 2017, só existe a 28ª Zona Eleitoral para toda comarca, que abrange Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi”, ressalta.
O Cartório Eleitoral providenciou faixas de avisos que estarão penduradas nos locais onde houve mudanças. “Nas seções, terá o administrador do prédio para tirar dúvidas e ainda nas portas das salas também estará uma listagem com os nomes dos eleitores”, enfatiza.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o aplicativo e-Título, que pode ser baixado em qualquer smartphone. Ele serve como documento no dia das eleições e ainda tem a localização exata do local de votação do eleitor. “Ele ainda serve para fazer a justificativa do voto, no caso d o eleitor não participar da votação no próximo dia 15. Caso o eleitor esteja com o sistema biométrico atualizado, é possível votar só com a apresentação do aplicativo no celular”, explica.
As eleições este ano acontecem neste domingo, dia 15 de novembro, com horários diferenciados pela pandemia da covid-19, com uma hora a mais para votar. As seções estarão disponíveis para votação das 7 horas às 17 horas. “Preferencialmente, até às 10h a prioridade será para idosos e pessoas de grupos de risco, o que não impede que os demais possam votar com segurança devido às medidas impostas pelo coronavírus”, finaliza.