POLÍTICA

min de leitura - #

Secretário Beto Preto recebe título de Cidadão Honorário de Cambira

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

ACâmara Municipal de Cambira realizou na noite desta sexta-feira sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do município ao secretário estadual da Saúde, Beto Preto. O evento, com a participação de vereadores, dos deputados estaduais Tercílio Turini (Cidadania) e Dr. Batista (PMN), prefeitos e secretários municipais de saúde do Vale do Ivaí, foi realizado no Anfiteatro Municipal José Decíneo Catâneo Binha, que fica no calçadão central da cidade.

O projeto de lei que homenageia o secretário e ex-prefeito de Apucarana foi apresentado de forma conjunta pelos nove vereadores que compõem o Legislativo Municipal. A justificativa é o fato de Beto Preto ter prestado um grande serviço à população cambirense na profissão de médico, ter um laço de amizade muito grande com toda a comunidade, além de, na condição hoje de secretário de Estado, ter contribuído com a melhoria no atendimento de saúde do município e do Estado.
“Em duas passagens trabalhando como médico em Cambira, Beto Preto dedicou uma atenção especial à nossa população como profissional e como ser humano”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Cléber Torres (Cidadania), o Coxa. “Além disso, Beto Preto vem se destacando pelo trabalho que realiza em nível de Paraná no combate à pandemia, com ações que atendem às necessidades de todos os municípios”, acrescenta.
Para o prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), a entrega deste título é uma homenagem mais do que justa. “Nós nos sentimos muito prestigiados e honrados em ter o Beto Preto como filho de Cambira, como nosso irmão, porque na prática ele tem e sempre teve um vínculo muito grande com a nossa comunidade”, destacou Toledo, lembrando os tempos em que ele atuou como médico em Cambira. O prefeito acrescentou que, como secretário, Beto Preto também tem contribuído muito para a melhoria da qualidade de vida da população cambirense, com a liberação de recursos, equipamentos e veículos. 
Toledo também entregou uma placa a Beto Preto em homenagem do Poder Executivo.

LEMBRANÇAS
Bastante emocionado, Beto Preto agradeceu aos vereadores e demais autoridades pela homenagem. Ele lembrou que foi em Cambira onde iniciou as suas primeiras atividades como médico formado, trabalhando no Centro de Saúde em 1995 e 1996 e em 2006, 2007 e 2008, inclusive fazendo plantões. Também atuou em Novo Itacolomi.
“Eu tenho de Cambira as melhores lembranças possíveis, pois quando as portas dos hospitais estavam fechadas para mim, Cambira abriu suas portas e me deu a oportunidade de trabalhar como médico”, disse Beto Preto, acrescentando que tem um respeito e um carinho muito grande para com toda a população.
Beto Preto lembrou que, como prefeito de Apucarana, também manteve um laço de amizade muito grande com Cambira, desenvolvendo projetos em conjunto em favor dos dois municípios. Ele agradeceu ao presidente da Câmara, Coxa, demais vereadores e o prefeito Emerson Toledo pela homenagem prestada.
Este é o primeiro título de Cidadão Honorário que Beto Preto recebe em sua vida. Mas já há outros dez aprovados em municípios do Paraná.