POLÍTICA

min de leitura - #

TCE aprova contas de 2021 do secretário da Saúde, Beto Preto

Fernando Klein

| Edição de 10 de outubro de 2022 | Atualizado em 10 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia TCE aprova contas de 2021 do secretário da Saúde, Beto Preto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou as contas de 2021 do secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. O acórdão favorável foi publicado em 29 de setembro.

Por unanimidade, os membros do TCE-PR seguiram o voto do relator, o conselheiro Ivens Zschoerper Linhares. Votaram a favor os conselheiros Nestor Baptista, Artagão de Mattos Leão, Fernando Augusto Mello Guimarães, Ivan Lelis Bonilha e José Durval Mattos do Amaral. 

Os conselheiros, por sua vez, acompanharam o entendimento da 3ª Inspetoria de Controle Externo, por intermédio do Relatório Anual de Fiscalização, que considerou as contas regulares. “A Coordenadoria de Gestão Estadual, por meio da Instrução nº 432/22 (peça 36), após análise dos autos e subsidiada pelo Relatório Anual de Fiscalização [...) conclui pela regularidade das contas”, diz a decisão. O Ministério Público de Contas ratificou a decisão.

“Fico muito feliz com a aprovação das minhas contas na saúde pública do Paraná, isso é resultado de um trabalho sério executado durante a pandemia e que corrobora aquilo que sempre pregamos no trato dos recursos públicos”, disse Beto Preto. Ele destaca que durante a pandemia não construiu nenhum hospital de campanha, porém fez o possível para atender às necessidades da população paranaense na prevenção e combate a essa doença.

Segundo Beto Preto, somam-se a mais essa decisão do TCE-PR seis contas aprovadas como prefeito de Apucarana, quatro contas do Cisvir (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região) de quando foi presidente, e mais 53 dias de governo quando deixou a Prefeitura de Apucarana no começo de 2019, totalizando 14 contas aprovadas. “É uma trilha diferente que seguimos na gestão e aplicação dos recursos públicos que vem coroar nosso trabalho”, afirmou.

Beto Preto retornou ao cargo de secretário de Estado da Saúde na última quinta-feira, atendendo a uma convocação do governador Ratinho Junior (PSD). Ele havia deixado o comando da pasta no final de março para concorrer ao cargo de deputado federal, sendo eleito no último dia 2 de outubro com 206.898 votos.