O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou as contas de 2021 do secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. O acórdão favorável foi publicado em 29 de setembro.
Por unanimidade, os membros do TCE-PR seguiram o voto do relator, o conselheiro Ivens Zschoerper Linhares. Votaram a favor os conselheiros Nestor Baptista, Artagão de Mattos Leão, Fernando Augusto Mello Guimarães, Ivan Lelis Bonilha e José Durval Mattos do Amaral.
Os conselheiros, por sua vez, acompanharam o entendimento da 3ª Inspetoria de Controle Externo, por intermédio do Relatório Anual de Fiscalização, que considerou as contas regulares. “A Coordenadoria de Gestão Estadual, por meio da Instrução nº 432/22 (peça 36), após análise dos autos e subsidiada pelo Relatório Anual de Fiscalização [...) conclui pela regularidade das contas”, diz a decisão. O Ministério Público de Contas ratificou a decisão.
“Fico muito feliz com a aprovação das minhas contas na saúde pública do Paraná, isso é resultado de um trabalho sério executado durante a pandemia e que corrobora aquilo que sempre pregamos no trato dos recursos públicos”, disse Beto Preto. Ele destaca que durante a pandemia não construiu nenhum hospital de campanha, porém fez o possível para atender às necessidades da população paranaense na prevenção e combate a essa doença.
Segundo Beto Preto, somam-se a mais essa decisão do TCE-PR seis contas aprovadas como prefeito de Apucarana, quatro contas do Cisvir (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região) de quando foi presidente, e mais 53 dias de governo quando deixou a Prefeitura de Apucarana no começo de 2019, totalizando 14 contas aprovadas. “É uma trilha diferente que seguimos na gestão e aplicação dos recursos públicos que vem coroar nosso trabalho”, afirmou.
Beto Preto retornou ao cargo de secretário de Estado da Saúde na última quinta-feira, atendendo a uma convocação do governador Ratinho Junior (PSD). Ele havia deixado o comando da pasta no final de março para concorrer ao cargo de deputado federal, sendo eleito no último dia 2 de outubro com 206.898 votos.